Braga: Basílica dos Congregados promove ciclo de catequeses sobre São Francisco de Assis
Braga, 02 fev 2026 (Ecclesia) – A Basílica dos Congregados, em Braga, vai assinalar os 800 anos da morte de São Francisco de Assis com um ciclo de dez catequeses, intitulado “São Francisco de Assis: uma pergunta aberta à Igreja”, que decorrerá entre fevereiro de 2026 e janeiro de 2027.
O ciclo, orientado pelo padre Paulo Terroso e pelo padre Tiago Freitas, propõe um percurso espiritual e teológico a partir dos “momentos decisivos da experiência franciscana, colocando a vida de São Francisco em diálogo com as grandes questões da fé cristã e da vida da Igreja no tempo presente”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A iniciativa “não pretende oferecer uma imagem idealizada do santo de Assis, mas acolher a sua vida como critério de discernimento evangélico, capaz de interpelar a Igreja e os cristãos de hoje”.
As catequeses realizam-se ao sábado, no salão da Basílica dos Congregados, das 15h30 às 16h45, e abordam temas como a conversão, o encontro com o Crucificado, a pobreza, a relação com a Igreja, a fraternidade, o cuidado da criação, a paz, a dor e a morte, sempre a partir das fontes franciscanas.
O ciclo tem início a 21 de fevereiro de 2026, com a catequese “O beijo que muda o mundo”, centrada no encontro de Francisco com o leproso, e prolonga-se ao longo do ano segundo o seguinte calendário:
LFS
|
Ciclo de Catequeses 21 de fevereiro de 2026 – O beijo que muda o mundo |

