«Todos os dias se registam vítimas civis de ações armadas que violam abertamente a moral e o direito», alertou Leão XIV

Cidade do Vaticano, 01 fev 2026 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje a uma “trégua” durante os XXV Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, que se iniciam esta sexta-feira na Itália, a que se seguem os Jogos Paralímpicos.
“Espero que todos aqueles que têm a paz entre os povos no coração e que ocupam cargos de autoridade saibam realizar, nesta ocasião, gestos concretos de distensão e diálogo”, disse Leão XIV, após a recitação da oração do ângelus, no Vaticano.
Após saudar os organizadores e todos os atletas que vão participar nos Jogos, o Papa sustentou que “estes grandes eventos desportivos constituem uma forte mensagem de fraternidade e reavivam a esperança num mundo em paz”.
Este é também o sentido da trégua olímpica, um costume muito antigo que acompanha o desenrolar dos Jogos”.
Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, o Papa recordou que se celebra hoje, na Itália, o Dia Nacional das vítimas civis das guerras e dos conflitos no mundo.
“Esta iniciativa é, infelizmente, tragicamente atual. De facto, todos os dias se registam vítimas civis de ações armadas que violam abertamente a moral e o direito”, advertiu.
“Os mortos e feridos de hoje serão verdadeiramente honrados quando se puser fim a esta intolerável injustiça”, acrescentou Leão XIV.
OC
