Lisboa: Patriarca acompanha com «preocupação» situação provocada por tempestade e apela à oração pelos afetados

Diocese divulgou locais de recolha de bens essenciais para entregar à Cáritas Diocesana de Leiria

Lisboa, 31 jan 2026 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa está a acompanhar “com preocupação” os efeitos da depressão Kristin e apelou à inclusão de uma intenção de oração universal pelos afetados nas Eucaristias.

“D. Rui Valério, acompanha com preocupação a situação provocada pela Tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, nomeadamente comunidades pertencentes ao Patriarcado de Lisboa, causando danos significativos em habitações e criando necessidades urgentes para muitas famílias”, pode ler-se na nota partilhada pelo site do patriarcado.

Segundo a mensagem, “o patriarca de Lisboa eleva a Deus orações pelas vítimas mortais, assim como acompanha as suas famílias”.

D. Rui Valério “manifesta, ainda, o seu agradecimento a todos os que estão no terreno, nomeadamente dos serviços de emergência, das forças armadas e de segurança, dos profissionais de saúde, dos responsáveis de cargos públicos, dos voluntários”.

Além disso, o responsável católico agradece a “todos quantos, com generosidade e coragem, se têm colocado ao serviço dos mais frágeis, muitas vezes em condições difíceis e arriscadas”.

Perante os efeitos da tempestade, D. Rui Valério “pede que, nas celebrações eucarísticas deste Domingo, dia 1 de fevereiro, incluindo as Missas vespertinas no sábado, seja incluída uma intenção na Oração Universal por todas as pessoas atingidas pela Tempestade Kristin”.

Proposta de prece, elaborada pelo Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa:

Para que todos os que sofrem os efeitos da recente tempestade encontrem na graça de Deus e na ajuda dos irmãos a coragem e os meios para reconstruir as suas vidas, oremos.

(Nota: Esta intenção deve integrar-se no formulário da oração universal proposta para o Domingo IV do Tempo Comum; deve inserir-se em terceiro lugar na ordem das intenções propostas pelo formulário.)

O Patriarcado de Lisboa informa que, através da Cáritas Diocesana, “está a ser feito o contacto com as paróquias, de modo a avaliar as situações mais graves e a articular uma resposta solidária, em colaboração com outras Cáritas diocesanas”.

O organismo está a articular várias formas de fazer chegar os apoios às populações mais afetadas.

Na sequência de muitas famílias terem ficado com casas danificadas e estarem a enfrentar necessidades urgentes, estão a ser recolhidos bens essenciais e donativos para resposta imediata, a entregar à Cáritas Diocesana de Leiria.

Alimentos não perecíveis, produtos de higiene, fraldas e toalhetes são exemplos de bens a fornecer.

O Patriarcado de Lisboa dá conta que as Cáritas Paroquiais de Turquel e de Famões estão a receber também estes contributos.

No primeiro local, a entrega pode ser feita entre as das 14h às 17h, no sábado à tarde; entre as 10h e as 11h30, no domingo, e na sede do Hóquei Clube de Turquel durante todo o sábado, até ao jogo das 21h.

Em Famões, os interessados podem doar os bens no espaço do Banco de Roupa da Ajuda Mais Solidária (Praceta 25 de Agosto, 8A, Quinta das Pretas, 1685-923 Famões), apenas no domingo, das 9h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h00; ou no Brooklyn Fitboxing (Av. Reinaldo dos Santos, 16A, 2675-674 Odivelas).

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados.

Leiria, por onde a tempestade entrou no território continental, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.

LJ

Igreja/Sociedade: Papa enviou mensagem de solidariedade e proximidade para Portugal, após passagem da depressão Kristin

Leiria: «Não estão sozinhos neste momento», diz D. José Ornelas em mensagem às vítimas do mau tempo

Partilhar:
Scroll to Top