Igreja: Apelo à «paz» e à «dignidade» marcam Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Seres Humanos
Irmã Abby Avelino alerta que tráfico de pessoas viola «a dignidade humana e perturba a paz das sociedades»
Cidade do Vaticano, 30 jan 2026 (Ecclesia) – A Igreja Católica alerta que ‘Paz começa com a Dignidade’ no âmbito do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Seres Humanos, assinalado a 8 de fevereiro, após encontros de formação, sensibilização e uma jornada online.
“O tráfico de pessoas continua sendo uma profunda ferida global, violando a dignidade humana e perturbando a paz de nossas sociedades, especialmente em um mundo devastado por conflitos, guerras e deslocamentos forçados”, explica a coordenadora da rede internacional contra o tráfico Talitha Kum e do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Seres Humanos, a irmã Abby Avelino, em nota enviada hoje à Agência ECCLEISA, pela sala de imprensa da Santa Sé.
‘Paz começa com a Dignidade: Um Chamado Global para Acabar com o Tráfico de Pessoas’, é o tema do Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas 2026, a 12.ª edição de uma jornada que é celebrada anualmente a 8 de fevereiro, instituído pelo Papa Francisco em 2015, e coordenado pela rede liderada por religiosas.
“Ao colocar o tema da paz e da dignidade humana no centro do Dia Mundial deste ano, convocamos todas as pessoas de boa vontade a ir além da sensibilização e se unirem em ações concretas para acabar com esse crime”, explica a irmã Abby Avelino.
A rede mundial ‘Talitha Kum’ informa, segundo dados das Nações Unidas (ONU), que se estima que “27 milhões de pessoas em todo o mundo sejam vítimas de tráfico de pessoas”, predominantemente mulheres, crianças, migrantes e pessoas forçadas a fugir de suas casas.
“Um fenómeno complexo e dramático que assume múltiplas formas — desde a exploração sexual até o trabalho forçado, da servidão doméstica ao casamento forçado — e que, embora permaneça em grande parte oculto e subnotificado, está cada vez mais encontrando novas formas de exploração online”, acrescenta a nota.
A coordenadora da rede mundial da Igreja Católica contra o tráfico de pessoas ‘Talitha Kum’, e deste dia mundial, explica que têm o compromisso de acompanhar de perto as vítimas e sobreviventes, “ouvir suas vozes e defender uma mudança sistémica” que aborde as causas profundas do tráfico e “construa um mundo baseado na paz, na justiça e na dignidade para todos”.
O 12.º Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, a 8 de fevereiro, encerra uma série de “encontros de formação e sensibilização”, que começa no dia 4, com a participação na oração do Ângelus, com o Papa Leão XIV, na Praça de São Pedro; seguindo-se uma Missa, às 13h00 locais (menos uma hora em Lisboa), na Cappella del Coro, da Basílica de São Pedro.
O Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas é celebrado por ocasião da memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita (8 de fevereiro,), religiosa sudanesa que foi escravizada desde os sete anos de idade, e tornou-se um símbolo universal do compromisso da Igreja contra o tráfico de pessoas.
Os organizadores desta jornada convidam à participação na mobilização nas redes sociais, e fazer uma publicação com a hashtag (marcado) oficial #PrayAgainstTrafficking, no dia 8 de fevereiro.
Em Portugal, a Comissão de Apoio às Vitimas do Tráfico de Pessoas (CAVITP), da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), vai realizar uma Vigília de Oração contra o Tráfico de Seres Humanos, a partir das 19h00, de 6 de fevereiro, na igreja de São Mamede (ao Largo do Rato), em Lisboa, após a Eucaristia de Santa Bakhita, às 18h30.
CB
| Programa
A rede internacional contra o tráfico ‘Talitha Kum’ informa que vai promover uma série de encontros de formação e sensibilização, a partir de 4 de fevereiro, em Roma e no Vaticano, um programa que começa com um evento de formação online, liderado por jovens, enquanto delegados internacionais participam na audiência geral de quarta-feira, com o Papa. A receção oficial e a abertura do encontro decorrem na sede da Uniões Internacionais de Superiores e Superiores-Gerais (UISG), na quinta-feira, 5 de fevereiro, em Roma, seguidas pela atividade ‘Walk for Humanity’ (Caminhada pela Humanidade), organizada por jovens, e, às 17h30 locais, realiza-se uma procissão à luz de velas e a vigília de oração ecuménica, na Basílica de Santa Maria em Trastevere. A maratona de oração online, do Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, que vai ligar “todos os continentes, da Oceânia à Ásia, do Oriente Médio à África, da Europa às Américas”, está agendada para 6 de fevereiro, com transmissão em direto, em cinco idiomas (inglês, espanhol, português, francês e italiano, das 11h00 às 14h00; “no momento central espera-se uma mensagem do Santo Padre”. O ‘Dia da Juventude’ é a 7 de fevereiro (sábado), e começa com um workshop de formação matinal, com a professora Silvia Scarpa, presidente do Departamento de Ciência Política e Assuntos Internacionais e professora de Relações Internacionais da John Cabot University, seguindo-se uma “atividade de sensibilização pública contra o tráfico de pessoas”, durante a tarde, na Piazza Pia. |


