D. Francisco Senra Coelho quer «celebrar a Missa no próximo Domingo», na igreja de Santiago, em Alcácer do Sal

Évora, 30 jan 2026 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora manifesta “proximidade e profunda solidariedade” às populações afetadas pela tempestade Kristin, nomeadamente da “cidade de Alcácer do Sal e seu termo, de Santa Catarina e outras localidades”, e disponibiliza “apoio” aos autarcas e párocos.
“Sentindo com todos os alcacerenses, manifesto a minha unidade e acompanhamento na oração, para que a Graça de Deus a todos una na fraterna solidariedade e na resiliência”, escreve D. Francisco Senra Coelho, na mensagem enviada à Agência ECCLESIA, esta sexta-feira, pela Arquidiocese de Évora.
A passagem da depressão Kristin pelo território português, esta quarta-feira, dia 28 de janeiro, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos seis mortos, vários feridos e desalojados.
O arcebispo de Évora dirigiu-se a toda a população da cidade de Alcácer do Sal e seu termo, de Santa Catarina e outras localidades “afetadas pela Tempestade Kristine a fim de lhe manifestar proximidade e profunda solidariedade” face aos prejuízos já causados e “às preocupações e apreensões face à evolução dos nos próximos dias”.
D. Francisco Senra Coelho, na sua mensagem para Alcácer do Sal, informa que a Arquidiocese de Évora coloca ao dispor da presidência da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e dos seus párocos, “todo o apoio que seja possível e de que possam necessitar ou vir a necessitar”.
“Saúdo, louvo e apoio a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia, a Proteção Civil, os Bombeiros, as Forças de Segurança, os Serviços de Saúde, a Santa Casa da Misericórdia, a Loja Social, os Escuteiros (CNE) e todos os cidadãos voluntários que neste contexto de crise, se dedicam ao socorro e ao bem comum com todas as forças e com o melhor de si, desenvolve, na mensagem com data desta quinta-feira.
D. Francisco Senra Coelho informa ainda que quer estar em Alcácer do Sal, este domingo, dia 1 de fevereiro: “Tudo farei, para convosco celebrar a Missa no próximo Domingo, pelas 12 horas na Igreja de Santiago”.
O Município de Alcácer do Sal pertence ao Distrito de Setúbal, mas faz parte do território da Arquidiocese de Évora.
O Governo português decretou a situação de calamidade nas zonas mais afetadas pela ‘Kristin’, 60 municípios abrangidos, “entre as zero horas de dia 28 até 1 de fevereiro às 23h59”, após reunião do Conselho de Ministros, esta quinta-feira na residência oficial do primeiro-ministro.
Os distritos mais afetados foram Leiria, por onde a depressão Kristin entrou no território continental, Coimbra, Santarém e Lisboa, mas também Setúbal sofreu consequências do mau tempo provocado pela tempestade.
CB
