Organização católica anuncia campanha de recolha de bens essenciais, em coordenação com as autoridades municipais

Leiria, 29 jan 2026 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Leira está a prestar apoio às populações afetadas pela tempestade Kristin, que provocou vítimas mortais e elevados danos materiais na região.
“A Cáritas Diocesana de Leiria acompanha com atenção a situação de emergência que se vive na região, onde persistem falhas significativas de eletricidade, abastecimento de água e comunicações, afetando um grande número de famílias e instituições”, indica uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
A organização católica “reforça o seu compromisso de proximidade e serviço, colocando à disposição todos os seus recursos humanos, logísticos e sociais para apoiar quem enfrenta maiores dificuldades”.
“O nosso trabalho decorre em articulação direta e permanente com o Município de Leiria, assegurando que a resposta no terreno é coordenada, eficaz e centrada nas necessidades reais das pessoas”, acrescenta o comunicado.
A Cáritas Diocesana de Leiria anuncia a intenção de promover “esforços acrescidos de comunicação com os municípios pertencentes à diocese, de forma a reforçar a cooperação institucional, facilitar a identificação de necessidades emergentes e assegurar que o apoio chega de forma rápida e justa às populações distribuídas pelo território”.
As infraestruturas sociais da Cáritas situadas na Praia do Pedrógão também sofreram danos devido à tempestade.
“Embora os custos de reparação sejam significativos, este elemento não constitui a nossa prioridade neste momento. O nosso foco permanece claro: reforçar o apoio à comunidade e garantir que ninguém fica sem resposta num momento de particular fragilidade”, aponta a organização católica.
Reiteramos a nossa total disponibilidade e empenho em manter uma presença ativa, solidária e próxima, reafirmando a missão da Cáritas de servir aqueles que mais precisam, especialmente em momentos de maior incerteza e vulnerabilidade.”
No seguimento desta situação e em estreita cooperação com o Município de Leiria, encontra‑se ativa uma campanha de recolha de bens essenciais destinada a apoiar de forma imediata as famílias afetadas pela tempestade.
A Cáritas apela à doação de bens alimentares não perecíveis e produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza, que podem ser entregues no Centro Logístico dos Pousos e na sede da Cáritas Diocesana de Leiria‑Fátima.
“A contribuição de cada pessoa é fundamental para que o apoio chegue rapidamente a quem mais precisa”, conclui a nota.
Face aos eventos decorrentes da passagem da depressão Kristin, também o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI) se mostrou “solidário com todos os que estão a passar por estes momentos difíceis”.
O organismo da Conferência Episcopal “está a acompanhar, junto dos Senhores Bispos das regiões afetadas, a sinalização dos estragos no património eclesial”, mantendo contacto com o Património Cultural, I.P.
“Sugerimos que eventuais ocorrências decorrentes desta tempestade sejam reportados aos respetivos serviços diocesanos”, apela o SNBCI.
A passagem da depressão Kristin pelo território português, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos seis mortos, vários feridos e desalojados.
OC
