Fátima: Santuário celebra Dia Mundial do Doente com programação especial

Fátima, 29 jan 2026 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai assinalar o Dia Mundial do Doente, a 11 de fevereiro, com um programa especial dirigido às pessoas que vivem uma situação de doença, às instituições de saúde e aos seus cuidadores.
O programa inicia-se com às 14h00, com o acolhimento dos participantes, na Basílica da Santíssima Trindade, seguindo-se a preparação para a Unção dos Doentes (14h30), que antecede a Missa (15h00), onde este momento vai decorrer.
Depois da Eucaristia presidida pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, realiza-se uma celebração mariana às 16h15, prevista para a Capelinha das Aparições, mas que será transferida para a Basílica da Santíssima Trindade em caso de condições atmosféricas adversas.
O Santuário da Cova da Iria informa ainda que “as celebrações contam com a colaboração do padre Pedro Viva, diretor do Serviço de Pastoral da Saúde da Diocese de Leiria-Fátima, e do padre Daniel Mendes, assistente nacional do Movimento da Mensagem de Fátima”.
Tendo em vista a adequada preparação logística e o bom acolhimento dos doentes, o Santuário pede que as instituições da área da saúde que desejem participar com os seus utentes preencham um formulário disponível online, que não se destina a peregrinos individuais.
No entanto, os peregrinos que se encontrem a viver uma condição de doença e que pretendam receber a unção dos doentes deverão dirigir-se aos acolhedores presentes na Basílica da Santíssima Trindade, antes do início da missa, manifestando esse desejo, para que sejam encaminhados para a área reservada.
O Dia Mundial do Doente tem este ano o tema “A compaixão do samaritano: amar carregando a dor do outro’”.
Na mensagem divulgada para esta data, o Papa convidou a gestos de “proximidade e presença”, não como “meros gestos de filantropia” mas como “sinais de participação pessoal nos sofrimentos do outro”.
LJ/OC

