Papa pede respeito pelas crianças

Primeira etapa em solo checo foi junto da imagem do Menino Jesus de Praga

Bento XVI lembrou este Sábado as crianças que sofrem em todo o mundo, pedindo que elas sejam tratas com “respeito e atenção”.

Na primeira etapa da sua visita à República Checa, o Papa visitou a igreja de Nossa Senhora das Vitórias, em Praga, para visitar a imagem do Menino Jesus, recordando os menores que “são vítimas da violência e de qualquer forma de abuso por parte de pessoas sem escrúpulos”.

“As crianças são o futuro e a esperança da humanidade”, sublinhou.

Bento XVI afirmou que “cada ser humano é filho de Deus e, por isso, nosso irmão, que como tal deve ser acolhido e respeitado”.

“Cada pessoa tem de ser valorizada por aquilo que é, não por aquilo que tem, porque no rosto de cada ser humano, sem distinção de raça ou cultura, brilha a imagem de Deus”, disse o Papa.

Neste contexto, Bento XVI voltou a lembrar as crianças que “não são amadas, acolhidas nem respeitadas”. O Papa dirigiu-se mesmo aos meninos e meninas ali presentes, pedindo que “rezem” e sejam “obedientes”.

Imagem com história

[[v,d,597,Papa deposita coroa junto da imagem do Menino Jesus]]O momento inicial desta celebração contou com uma oração proferida por Bento XVI, na qual se pedia que “nunca esqueçamos os pobres nem todos quantos sofrem”.

Em frente à imagem do Menino Jesus de Praga, o Papa depositou uma coroa de ouro. A imagem, de 47 centímetros de altura, encontra-se na igreja de Santa Maria das Vitórias desde 1628 e recebe anualmente quase um milhão de peregrinos.

A sua devoção começou no século XVI, tendo-se estendido a todos os continentes.

Diz-se que Santa Teresa de Ávila a deu como presente a uma nobre espanhola e que a imagem milagrosa chegou a Praga em 1556, quando a nobre deu a imagem como prenda de casamento à sua filha. Mais informações sobre o Menino Jesus de Praga estão disponíveis no site do santuário, www.pragjesu.info

A República Checa tem uma população de 10,38 milhões de habitantes, dos quais 3,2 milhões são católicos (31,7% da população), segundo o Vaticano. No país existem 2576 paróquias e 70 centros pastorais. Actualmente, tem 20 bispos, 1956 sacerdotes, 1725 religiosos/as, 160 leigos membros de institutos seculares, 1109 catequistas e 184 seminaristas maiores.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top