Vaticano: Papa alerta para «inundações devastadoras» em Moçambique

Leão XIV rezou pelas vítimas e desalojados, manifestando proximidade à população

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 28 jan 2026 (Ecclesia) – O Papa lançou hoje um apelo à solidariedade internacional para com Moçambique, manifestando a sua dor pelas “inundações devastadoras” que afetam o país lusófono.

“Queridas irmãs e queridos irmãos, o meu pensamento dirige-se sobretudo ao querido povo de Moçambique, atingido por inundações devastadoras”, disse Leão XIV, ao saudar os peregrinos de língua portuguesa presentes na audiência pública semanal.

“Ao rezar pelas vítimas, manifesto a minha proximidade aos desalojados e a todos aqueles que lhes oferecem ajuda”, acrescentou, no Auditório Paulo VI.

Na terça-feira, Moçambique avaliou em 644 milhões de dólares (537,6 milhões de euros) as infraestruturas destruídas e afetadas pelas inundações, com o Governo a adiantar um plano de reconstrução.

O número de mortos nas cheias das últimas semanas em Moçambique subiu para 14, com quase 692 mil pessoas afetadas, segundo dados provisórios do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) moçambicano, citados pela Lusa.

Desde o início da época das chuvas, em outubro, incluindo as últimas semanas de cheias, já morreram 137 pessoas em Moçambique, além de 148 feridos e 812 335 pessoas foram afetadas, refere o INGD.

OC

Moçambique: Cáritas Portuguesa alerta para impacto das cheias e lança campanha solidária

Partilhar:
Scroll to Top