CEP esclarece «desentendimento» com a Presidência da República

Comunicado do porta-voz do episcopado lamenta instrumentalizações políticas em volta do anúncio da viagem de Bento XVI a Portugal

O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) esclareceu em comunicado que não recebeu a “última confirmação oficial” do Vaticano da visita do Papa a Portugal, o que a impediu de fazer um anúncio “concertado” com a Presidência da República.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Pe. Manuel Morujão afirma que a Presidência da República “recebeu directamente” do Vaticano a confirmação da viagem, em 2010, e acordou com a Santa Sé “o teor e o momento” da divulgação.

A visita de Bento XVI foi anunciada, de forma inédita, pelo site da presidência da República e apenas horas mais tarde confirmada pela Igreja Católica, em comunicado assinado pelo presidente da CEP, D. Jorge Ortiga, e divulgado pela Agência ECCLESIA.

Segundo o Pe. Manuel Morujão “a Presidência da República recebeu directamente do Vaticano tal boa notícia, tendo acordado directamente com a Santa Sé o teor e o momento da sua divulgação”.

“A Conferência Episcopal que, como é natural, estava a par da vinda do Papa, e tinha decidido fazer a comunicação de tão importante evento na próxima semana, não recebeu esta última confirmação oficial, para poder acertar com a Presidência da República a sua concertada comunicação”, acrescenta o porta-voz da CEP.

Em declarações à Rádio Renascença, esta tarde, o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa tinha dito que D. Jorge Ortiga “pensava que a data mais oportuna para publicar a feliz notícia seria a seguir às eleições”. Perante “certas interpretações” destas declarações, o Pe. Manuel Morujão esclarece que as mesmas não tinham em conta “ulteriores informações recebidas”.

“A Conferência Episcopal tem por todos os órgãos de soberania nacional o maior respeito e acha injustas todas as interpretações que instrumentalizem tão feliz notícia, tendo em conta o presente momento sociopolítico do nosso País”, conclui o comunicado.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top