Vaticano: Secretário de Estado em visita à Dinamarca

Foto: Vatican Media

Copenhaga, 24 jan 2026 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano iniciou hoje uma visita de três dias à Dinamarca, na qualidade de legado pontifício, para assinalar o 12.º centenário do início da missão de Santo Ansgar, padroeiro da Escandinávia.

O cardeal Pietro Parolin cumpre um programa que se estende até segunda-feira, combinando celebrações religiosas, encontros ecuménicos e conversações diplomáticas ao mais alto nível, adianta o portal de notícias do Vaticano.

A agenda do primeiro dia prevê a participação nas Vésperas ecuménicas na Catedral luterana de Copenhaga (Vor Frue Domkirke), seguida de um encontro com diplomatas e líderes de outras confissões cristãs.

No domingo, o representante do Papa visitará o mosteiro carmelita de ‘Sankt Josefs’, em Hillerød, e as monjas beneditinas do ‘Vor Frue Kloster’, em Birkerød.

O ponto alto das comemorações religiosas acontece também no dia 25 de janeiro, com a presidência da Missa na Catedral católica de Santo Ansgar, em Copenhaga, evocando a chegada do missionário franco que, no século IX, iniciou a evangelização da Dinamarca e da Suécia.

A visita do cardeal Parolin encerra na segunda-feira com uma vertente institucional e política: o secretário de Estado será recebido pelo Rei Frederik X, no Palácio de Amalienborg, e reunirá depois com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Lars Løkke Rasmussen.

Antes de regressar a Roma, o cardeal Pietro Parolin visitará ainda o Seminário ‘Redemptoris Mater’, em Vedbæk.

Santo Ansgar (801-865), conhecido como o “Apóstolo do Norte”, foi arcebispo de Hamburgo-Bremen e desempenhou um papel decisivo na primeira evangelização dos povos escandinavos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top