Delegação de deputados franceses visitou o Vaticano

“Uma profunda convergência de pontos de vista tanto no plano internacional quanto a propósito dos grandes desafios que a sociedade actual enfrenta”: foi como o presidente da delegação do grupo França-Santa Sé da Assembleia nacional francesa, o deputado Jacques Remiller, descreveu a visita realizada nestes dias ao Vaticano.

À distância de um ano da viagem de Bento XVI à França – cujas etapas foram acompanhadas pelo grupo – esta visita à Santa Sé inscreve-se no processo de diálogo desejado pela Câmara dos deputados.

Organizada juntamente com a embaixada da França junto da Santa Sé, a visita teve lugar de 14 a 17 de Setembro. O programa incluiu numerosos encontros com personalidade da Santa Sé, na Secretaria de Estado e organismos da Cúria Romana, bem como uma visita ao Seminário francês, que, segundo o presidente do grupo, é o reflexo da vitalidade da Igreja na França e da sua juventude em estado de missão.

Recebida na sessão das Relações com os Estados – da Secretaria de Estado – pelo seu secretário, o arcebispo Dominique Mamberti, a delegação abordou temas de interesse comum, como a situação na África – à qual a Igreja em Outubro dedicará uma assembleia especial do Sínodo dos Bispos – as relações com o Islão e a situação preocupante no Médio Oriente e na Terra Santa.

A delegação francesa registou uma profunda convergência de pontos de vista também sobre grandes questões sociais, como a lei sobre bioética e a vida na fase terminal.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top