Bíblia: Estratégia, nome e identidade visual do podcast «+365» seguiram desafio de «tornar culturalmente apetecível um texto milenar»

Proposta das Equipas de Jovens de Nossa Senhora apresenta um novo episódio a cada dia

Lisboa, 21 jan 2026 (Ecclesia) – O podcast diário “+365”, lançado este ano pelas Equipas Jovens de Nossa Senhora (EJNS), envolveu o desenvolvimento de uma estratégia e campanha de comunicação, que respondeu ao repto de tornar a Bíblia atrativa.

“O desafio estratégico colocado à Alfred foi precisamente esse: tornar culturalmente apetecível um texto milenar, sem o simplificar em excesso nem o desvirtuar. A primeira grande decisão foi o naming. +365 comunica, de forma imediata, compromisso diário e continuidade”, explica a agência criativa, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O símbolo “+” foi um elemento adicionado para acrescentar “uma camada semântica moderna e inclusiva: soma, acrescento, caminho que vai além da leitura literal e, no limite, também uma referência subtil à cruz”.

De acordo com a ‘Alfred’, “o objetivo era criar um nome simples, memorável e sustentável ao longo de um ano inteiro”.

A mesma lógica estratégica seguiu o branding e a identidade visual, assinala o comunicado, através do “afastamento consciente dos códigos gráficos tradicionalmente associados ao religioso e adoção de uma linguagem visual limpa, atual e duradoura, pensada para funcionar diariamente durante 365 dias sem fadiga visual nem repetição narrativa”.

No que respeita à estratégia de comunicação, a ‘Alfred’ dá conta que esta foi desenhada em “dois tempos complementares”, sendo por um lado uma “campanha mais conceptual e transversal, centrada numa ideia-chave”: “a Bíblia está presente no nosso quotidiano, mas raramente é compreendida na sua totalidade”.

“O foco não foi explicar o formato do podcast, mas quebrar preconceitos e gerar curiosidade, mostrando a Bíblia como aquilo que também é: um repositório de histórias profundamente humanas, cheias de drama, conflito, mistério, esperança e redenção”, destaca.

A cada dia é apresentado um novo episódio do podcast, de 20 minutos, que inclui a leitura de um excerto por Francisco Mendes, da rádio MegaHits.

Segundo a agência criativa, “a voz próxima e familiar ajuda a eliminar barreiras iniciais, seguida de uma explicação conduzida por padres especialistas, sempre com uma abordagem pedagógica, clara e contextual”.

Foto: Alfred

A ‘Alfred’ realça que “a estratégia revelou-se eficaz desde o primeiro momento”, uma vez que “poucos dias após a estreia, o +365 entrou diretamente para o top 3 dos podcasts nacionais”.

A proposta alternou “entre o segundo e o terceiro lugar nos rankings diários, lado a lado com alguns dos podcasts mais populares do país como o Extremamente Desagradável e o Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer”, acrescenta.

“Este resultado é particularmente relevante para um projeto de natureza cultural e religiosa, pois não foi desenhado para pregar, converter ou moralizar, mas para explicar, enquadrar e questionar”, referiu Frederico Roquette, diretor criativo da ‘Alfred’.

O responsável menciona que “a Bíblia faz parte da linguagem, da arte, do cinema e da moral ocidental, mas raramente é lida na sua totalidade”.

“A estratégia partiu dessa tensão entre relevância histórica e afastamento contemporâneo, levando a Bíblia a podcast”, disse.

O novo podcast das EJNS apresenta-se como “um caminho simples para alcançar algo enorme: em 365 dias, ler a Bíblia inteira, um dia de cada vez!” e encontra-se disponível nas plataformas habituais, entre elas o Spotify.

LJ/OC

Igreja/Portugal: Podcast «+ 365» quer apresentar a Bíblia inteira sem cortes, ao longo de um ano

Comunicações: Equipas Jovens de Nossa Senhora lançam podcast «+365» para conhecer a Bíblia «um dia de cada vez»

Partilhar:
Scroll to Top