Arcebispos de Chicago, Washington e Newark alertam que «papel moral» do país está a ser reduzido a «categorias partidárias»

Washington, 20 jan 2026 (Ecclesia) – Os cardeais norte-americanos Blase Cupich, Robert McElroy e Joseph Tobin alertaram, numa declaração conjunta, que o papel moral dos Estados Unidos no mundo está a ser reduzido a “categorias partidárias” que incentivam a polarização e “políticas destrutivas”.
“O debate sobre os fundamentos morais da política americana está marcado pela polarização”, referem os arcebispos de Chicago, Washington e Newark, sublinhando que o país entrou na discussão “mais profunda e acalorada” sobre a sua ação global desde o fim da Guerra Fria.
O documento, divulgado pelo portal de notícias do Vaticano, aponta acontecimentos recentes na Venezuela, Ucrânia e Gronelândia como catalisadores de questões fundamentais sobre “o uso da força militar e o significado da paz”.
Os três cardeais denunciam que o equilíbrio entre o interesse nacional e o bem comum está refém de divisões políticas, lamentando que a defesa da dignidade humana e da liberdade religiosa esteja a ser questionada.
O texto inspira-se diretamente no discurso do Papa Leão XIV ao Corpo Diplomático, proferido a 9 de janeiro, assumindo as palavras do pontífice como uma “bússola ética duradoura” para a política externa norte-americana.
Os signatários citam o alerta do Papa sobre a fraqueza do multilateralismo e a substituição do diálogo por uma “diplomacia baseada na força”, num contexto em que “a guerra voltou a estar em voga”.
“Renunciemos à guerra como instrumento para interesses nacionais míopes e proclamemos que a ação militar deve ser vista apenas como último recurso em situações extremas, não como instrumento normal da política nacional”, apelam os cardeais.
A declaração critica ainda o movimento das nações ricas para reduzir contribuições humanitárias e compromete-se a promover um debate público de “nível mais elevado”, livre de “interesses económicos e sociais restritos”.
Blase Cupich, Robert McElroy e Joseph Tobin lideram, respetivamente, as arquidioceses de Chicago, Washington e Newark, representando no seu conjunto uma vasta comunidade católica e uma significativa rede de instituições sociais e educativas nos EUA.
OC
