Conferência Episcopal Espanhola também emitiu uma nota de condolências e oração

Cidade do Vaticano, 19 jan 2026 (Ecclesia) – O Papa manifesta hoje “profunda tristeza” pelo “trágico acidente” ferroviário em Adamuz, na Córdova (Espanha), do qual resultaram inúmeras mortes e feridos, e ofereceu orações pelo descanso eterno dos falecidos, num telegrama ao presidente da Conferência Episcopal Espanhola.
Leão XIV expressa as suas “sinceras condolências às famílias das vítimas, juntamente com palavras de conforto”, a “profunda tristeza” e votos de rápida recuperação aos feridos”, lê-se no telegrama assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, D. Pietro Parolin, publicado, hoje, 19 de janeiro, na sala de imprensa da Santa Sé.
Um descarrilamento envolveu dois comboios de alta velocidade, este domingo à noite, em Córdoba, no sul de Espanha; o portal Vatican News informa que pelo menos 39 pessoas morreram, incluindo um dos maquinistas. 122 pessoas ficaram feridas, 48 das quais permanecem hospitalizadas, incluindo cinco menores, segundo dados do jornal El Mundo.
Algumas composições de um comboio da Iryo – 289 passeiros, quarto tripulantes e um maquinista, segundo a empresa privada -, que fazia a viagem Málaga-Madrid, invadiram a linha contígua quando um comboio da empresa pública Renfe, passava em sentido contrário, na ligação Madrid-Huelva.
O Papa Leão XIV manifestou a “profunda tristeza” quando teve conhecimento da “dolorosa notícia” deste acidente ferroviário em Adamuz, e ofereceu também as “suas orações pelo descanso eterno dos falecidos”, no telegrama enviado ao presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), D. Luis Javier Argüello García (arcebispo de Valladolid).
A CEE expressou também as suas “condolências” às famílias das vítimas, e a todos os feridos desejando “uma rápida recuperação”.
“Unimo-nos à dor das comunidades afetadas e de toda a sociedade e pedimos orações por todas as vítimas nas celebrações da comunidade cristã. Que o Senhor da vida e da paz conceda às vítimas o dom da Vida e às suas famílias esperança e paz”, acrescenta a Conferência Episcopal Espanhola, numa nota publicada na sua página na internet.
O Papa Leão XIV incentiva também as equipas de resgate a “perseverarem nos esforços de socorro e assistência”, e concede a todos, “por intercessão de Nossa Senhora do Pilar, a consoladora Bênção Apostólica, como sinal de esperança no Senhor Ressuscitado”, no telegrama divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé.
CB/PR
