Conferência das Comissões Europeias Justiça e Paz reúne em Sevilha

«Quais são as fronteiras para a solidariedade na Europa?»

Os representantes das 31 comissões nacionais que constituem a Conferência das Comissões Europeias Justiça e Paz (CCEJP) vão reunir-se em Sevilha (Espanha), entre os dias 18 e 22 de Setembro, para um workshop internacional e para a assembleia-geral anual.

O workshop internacional – cujo tema é “Quais as fronteiras para a solidariedade na Europa?” – vai debruçar-se sobre a migração e a pobreza em Espanha e na Europa. Os problemas e as esperanças dos que enfrentam estas situações serão estudados através de visitas a alguns centros dirigidos por diferentes igrejas e por organizações laicas.

O Presidente da CCEJP, Monsenhor Gérard Defois, juntamente com vários outros bispos, vai chefiar uma delegação a Ceuta. Será visitada a fronteira fortificada da cidade e, também, o centro diocesano de ajuda aos imigrantes irregulares. Em Sevilha, serão contactadas organizações que trabalham para integrar os migrantes, especialmente através de “mediadores culturais”. Serão também estudadas as actividades desenvolvidas em bairros pobres e junto de desempregados jovens, bem como o programa de preparação de jovens marroquinos com vista à migração legal para a Europa. Todos os participantes vão reunir-se na praia de Algeciras, na noite de 19 de Setembro, para uma oração em memória dos migrantes que morreram no mar ao tentar alcançar as praias da Europa.

O workshop internacional será seguido pela assembleia-geral anual da CCEJP, que se iniciará com uma missa solene na catedral de Sevilha, celebrada pelo Cardeal Carlos Amigo Vallejo.

A Conferência das Comissões Europeias Justiça e Paz (Justiça e Paz Europa ou CCEJP) é uma rede europeia que reúne actualmente 31 comissões nacionais Justiça e Paz. Cada uma delas foi fundada ou é reconhecida pela respectiva conferência de bispos católicos.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top