Funchal: Diocese promove jornadas de atualização e formação para o clero, leigos e consagrados

Funchal, 17 jan 2026 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal informa que se prepara para viver “uma grande semana” de jornadas de atualização e formação, dirigida ao clero, leigos e consagrados, a parti de terça-feira, entre 20 e 23 de janeiro.

“O tema central destas jornadas será ‘Paróquia: renovação e missão’, propondo uma reflexão profunda sobre a identidade, a vida e o dinamismo missionário da paróquia nos dias de hoje”, destaca a Diocese do Funchal, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

As formações começam no mesmo dia, 20 de janeiro, os encontros destinados aos padres decorrem durante o período da manhã, no Seminário Diocesano, enquanto a formação para leigos e consagrados, ao fim do dia, tem lugar no Externato da Apresentação de Maria.

Segundo o programa, no primeiro dia, as conferências são dedicadas à reflexão sobre a identidade e a missão da paróquia, contando ainda com um painel sobre a Paróquia e os desafios da Evangelização.

No segundo dia, a segunda conferência, é sobre a realidade paroquial, com o padre Tiago Freitas, da Arquidiocese de Braga, seguir-se-á a conferência que abordará a liturgia e a sua importância na vida paroquial, do padre Rui Silva, do Patriarcado de Lisboa.

O terceiro e último dia conta com a conferência do padre Marcos Pinto, secretário diocesano da Pastoral Social da Diocese do Funchal, que vai refletir sobre os caminhos da ação caritativa e social na paróquia.

A Diocese do Funchal informa que as jornadas encerram com uma videoconferência da diretora de comunicação da Prelatura do Opus Dei, Dora Isabel Rosa, dedicada ao tema da comunicação e da linguagem no contexto paroquial, seus desafios e oportunidades.

CB

Jornadas de atualização e formação da Diocese do Funchal: «Paróquias, renovação e missão»

Para o clero
Onde: No Seminário Diocesano, na Rua do Jasmineiro 8 e 10.
Dias 20 a 23 de janeiro, das 10h00 às 12h30.

Para leigos e consagrados
Onde: No auditório Rivier no Externato da Apresentação de Maria, rua das mercês, 25. Funchal.
Dias: 20 a 22 de janeiro, das 19h00 às 21h00.

Igreja/Sociedade: Padre Tiago Freitas defende que processo sinodal deve escutar quem vive a fé de forma «frágil» ou «silenciosa»

 

Partilhar:
Scroll to Top