Vaticano: Papa alerta para cristãos que são «usuários do sagrado» sem consicência de ser «Igreja»

Em resposta a uma catequista, na revista «Piazza San Pietro», Leão XIV sublinha que o problema da fé na Europa é de identidade

Cidade do Vaticano, 13 jan 2026 (Ecclesia) – Leão XIV afirmou que a crise de fé na Europa vai para lá da quebra dos números, mas na existência de cristãos que são apenas “usuários do sagrado”, sem consicência de ser membros da Igreja.

“O problema não são os números – que, certamente, nos fazem refletir -, mas a falta cada vez mais evidente de consciência de se sentir Igreja, ou seja, membros vivos do Corpo de Cristo, todos com dons e papéis únicos, e não usuários do sagrado, dos sacramentos, talvez por mera habitude”, escreve o Papa, na nova edição da revista ‘Piazza San Pietro’ (Praça de São Pedro), divulgada hoje.

Como acontece mensalmente, o pontífice responde a uma carta, desta vez assinada por Nunzia, uma catequista suíça que partilhou o seu desânimo face à indiferença religiosa.

Na sua missiva, a catequista de Laufenburg descrevia um cenário de “terreno árido”, onde famílias e crianças privilegiam o desporto, as festas e os smartphones em detrimento da fé, deixando as igrejas vazias.

Em resposta, Leão XIV assegura que “as horas dedicadas à catequese nunca são desperdiçadas, mesmo que os participantes sejam muito poucos”, e convida os agentes pastorais a evitarem o pessimismo estatístico.

“O que se pode fazer é testemunhar a alegria do Evangelho de Cristo, a alegria do renascimento e da ressurreição”, acrescenta o Papa, evocando a herança espiritual de São Paulo VI.

A edição de janeiro da revista dirigida pelo padre Enzo Fortunato é inteiramente dedicada ao tema da Paz, contando com a colaboração do secretário-geral da ONU.

O português António Guterres assina um artigo de opinião, intitulado “A paz, o imperativo do nosso tempo”.

A publicação faz ainda um balanço do Jubileu da Esperança, com o escritor Gianrico Carofiglio a defender que “da crise nascem lucidez, responsabilidade e uma nova possibilidade de escolha”.

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top