Bispo de Aveiro apresenta livro sobre Frei Pedro Dias

O Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, irá apresentar um livro, da autoria de Amaro Neves, com edição da Junta de Freguesia de Aradas, sobre São Pedro Dias – o Santo de Aradas, também conhecido por «Santo de Aveiro», por ter sido acolhido, enquanto jovem, no mosteiro de S. Domingos. Será na Sexta-feira, pelas 18 horas, na Igreja Matriz de Aradas.

Pedro Dias nasceu em Aradas, no ano de 1458, e morreu em Évora, no dia 8 de Janeiro de 1528. Como frade da Ordem de S. Domingos, viveu inicialmente no mosteiro dominicano de Aveiro e depois em Évora. Devido à sua humildade, oração, espírito de sacrifício, caridade, obediência e bom exemplo, ganhou o apreço dos seus contemporâneos.

Na cidade de Évora, o “dom da profecia” e a aura de “místico” manifestada por Frei Pedro Dias levaram a que o povo o “canonizasse” como “venerável”, “santo pai dos pobres” ou “santo irmão”, tendo também ficado conhecido por Pedro Bom ou Pedro Dominicano. Como tal, consta no Hagiológio Romano, com festa litúrgica marcada em 9 de Janeiro.

A convite do historiador Amaro Neves e da Junta de Freguesia de Aradas, o artista plástico Marcos Muge restaurou uma antiga escultura em madeira de S. Pedro Dias, datada possivelmente da segunda metade do século XVI, ou seja, executada poucas décadas após a morte do Santo de Aradas, mas significativamente alterada em época posterior.

Marcos Muge restaura imagem
Sobre a intervenção que efectuou, Marcos Muge sublinha que consistiu na remoção dos repintes de natureza oleosa (pintura que modificou o original hábito dominicano de Frei Pedro Dias por um mais alegre” e “colorido), repondo a primitiva pintura, o que em termos históricos e patrimoniais valoriza substancialmente esta escultura, tanto mais que possivelmente será a única imagem existente do santo de Aradas.

De realçar que ao remover as pinturas posteriores, Marcos Muge encontrou a pintura original que mostra um frade com hábito dominicano. Na base, sob as camadas de tinta, surgiu um conjunto de letras, em que eram legíveis as palavras Pe(d)ro (B)om. Na imagem inicial, o santo tem olhos azuis, os quais, com a pintura posterior, passaram a castanhos.

Cardoso Ferreira

 

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