Igreja africana em contagem decrescente para o Sínodo

Reconciliação, justiça e paz são temas do encontro

A pouco mais de um mês do início do Sínodo dos Bispos Africanos, o Arcebispo Edward Tamba Charles, de Freetown e Bo, na Serra Leoa, lançou um apelo pela reconciliação, justiça e paz, justamente, os temas do encontro.

A Serra Leoa organizou um seminário onde recordou a experiência de violência e conflitos em muitos países africanos – Libéria, Costa do Marfim e Serra Leoa viveram uma terrível guerra civil, que causou perdas incalculáveis em termos de vidas e de bens.

“As feridas da guerra estão à vista de todos. Ainda recordamos o sofrimento vivido”, afirmou o Arcebispo, preocupado com a possibilidade que se possam repetir. Segundo o arcebispo, os factores desencadeadores ainda persistem, como o desemprego juvenil, o desrespeito das leis, a corrupção, e a injustiça.

“É como se não tivéssemos aprendido nada com as guerras civis do passado, estamos a fazer o mesmo caminho, lamentou.

O seminário foi organizado pela associação alemã para a cooperação com o desenvolvimento, em colaboração com a Comissão Justiça e Paz alemã e a Arquidiocese de Freetown e Bo.

Com o tema “Recordações, verdade e justiça: confrontar-se com o peso do passado”, o evento teve a participação de europeus, sul-americanos e asiáticos.

Entretanto, outras iniciativas vão sendo organizadas com vista ao Sínodo. Em Roma, esta Quinta-feira, dia 10, vai ser organizado um encontro com jornalistas italianos sobre «Reconciliação, justiça e paz para África». A organização é da Conferência dos Institutos Missionários italianos e da União Católica de Imprensa italiana.

Também em Roma, a 1 de Outubro, vai ter lugar um encontro para reflectir sobre a actualidade africana, com a presença de D. Laurent P. Monsengwo, Arcebispo de Kinshasa, J. Léonard Touadi, um deputado do parlamento italiano e outros intervenientes do mundo missionário e de África.

Nos dias em que decorre o Sínodo, marcado para o Vaticano, entre 4 e 25 de Outubro, o movimento juvenil missionário, vai organizar todas as noites, um encontro de oração e de vésperas, com a presença de delegados do Sínodo que irão apresentar alguns aspectos da Instrumentum Laboris, e fazer um breve partilha de vida.

Recorde-se que tema que vai reunir o episcopado africano é «A Igreja em África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz».

Recorde-se que D. Jorge Ortiga, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa vai participar nos trabalhos do Sínodo Africano.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top