Papa Leão XIV enviou uma mensagem à Família Franciscana no dia da abertura do VIII centenário da sua morte
Cidade do Vaticano, 10 jan 2026 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV enviou uma mensagem aos ministros gerais da Família Franciscana, por ocasião da abertura do VIII Centenário da morte de São Francisco de Assis, afirmando que ele “continua a falar” e a ser “a fonte autêntica da paz”.
“Nesta época, marcada por tantas guerras que parecem intermináveis, por divisões internas e sociais que criam desconfiança e medo, ele continua a falar. Não porque oferece soluções técnicas, mas porque a sua vida indica a fonte autêntica da paz”, referiu o Papa numa carta divulgada hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Leão XIV lembrou que “a visão franciscana da paz não se limita às relações entre os seres humanos, mas abrange toda a criação”, que “reconhece em cada criatura um reflexo da beleza divina”
“Esta intuição ressoa com particular urgência no nosso tempo, quando a casa comum está ameaçada e geme sob a exploração. A paz com Deus, a paz entre os homens e com a Criação são dimensões inseparáveis de um único apelo à reconciliação universal”, sublinhou.
A abertura das comemorações do oitavo centenário da morte do criador do Cântico das Criaturas decorreu este sábado, com uma celebração na Basílica de Santa Maria dos Anjos, em Assis, onde nasceu o fundador da Família Franciscana em 1981.
“Que o exemplo e a herança espiritual deste Santo, forte na fé, firme na esperança e ardente na caridade ativa para com o próximo, suscite em todos a importância de confiar no Senhor, de se dedicar a uma existência fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração todas as circunstâncias e ações da vida”, afirmou o Papa.
PR
