Recolher, tratar e divulgar a informação

Foi em Março deste ano que a Diocese do Algarve conseguiu concretizar a aspiração do seu Bispo de constituir o Gabinete Diocesano de Informação. D. Manuel Quintas tinha pedido que se criasse um órgão que aproximasse a Igreja entre si e a Igreja e a sociedade em geral.

Neste sentido, o GIDAlg – Gabinete de Informação da Diocese do Algarve surgiu com a missão muito clara de recolher, tratar e divulgar toda a informação relacionada com a vida e acção da Igreja do Algarve, estando em estrita ligação com a Secretaria Episcopal, os Departamentos, Secretariados e Sectores da Cúria Diocesana, Paróquias, Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Movimentos, Associações, Obras e Grupos eclesiais. Para além disso, o GIDAlg relaciona-se com todos os meios de comunicação regionais e nacionais, disponibilizando-se para contribuir para o esclarecimento da informação para que esta chegue a todos os destinatários de uma forma clara e rápida.

Com vista à consecução da sua missão procura ainda proporcionar um maior e melhor conhecimento mútuo aos cristãos do Algarve; contribuir para crescer na comunhão e comprometer-se na missão da Igreja local; e envolver toda a Diocese em iniciativas e actividades de âmbito diocesano ou nacional, ligadas aos diversos Departamentos e Sectores da Pastoral (profética, litúrgica, social e ministerial).

Nestes primeiros meses de vida, o trabalho desenvolvido pela curta equipa, constituída apenas por um director e dois assessores, tem sido positivo, destacando-se a título de exemplo o surgimento de oportunidades e de parcerias com a imprensa regional e nacional para a divulgação, informação e esclarecimento de matérias relacionadas com a Igreja algarvia e que suscitaram interesse nos media de cariz dito mais generalista.

Por outro lado, o GIDAlg muito tem contribuído para a implementação de outros projectos relacionados igualmente com a comunicação da diocese como a consolidação  da presença da Igreja algarvia na Internet. A este nível, está a ser possível estabelecer uma relação muito profícua entre três plataformas: o Jornal Diocesano (Folha do Domingo), o GIDAlg e o Portal na Internet (www.diocese-algarve.pt). Como consequência deste trabalho resultou, por exemplo, a adesão a algumas redes sociais ou a implementação de novos serviços disponíveis no Portal diocesano. Tudo isto realizado no âmbito das competências do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais que o próprio GIDAlg está também a ajudar a reestruturar.

As principais dificuldades na consecução dos objectivos prendem-se com o facto de não haver “despachos de agência” ou “comunicados” emitidos pelos departamentos, paróquias, grupos, movimentos, associações ou obras. A informação chega a ser mesmo por vezes contida por via de uma excessiva modéstia que ainda impede que o trabalho realizado seja partilhado em comunidade.

Em relação ao futuro, os projectos que são já presente deixam antever os objectivos que se pretendem alcançar. Para além da criação de alguns novos serviços online como a criação de uma Televisão da Diocese que produza conteúdos pontuais de informação em vídeo na Internet, o GIDAlg irá nos próximos tempos continuar a trabalhar para que uma plataforma de informação alargada surja como mais um serviço do Portal da Diocese do Algarve e seja simultaneamente uma maneira de desenvolver e de dar nova vida ao jornal diocesano. Pretende-se uma informação sobre o Algarve dirigida a crentes e não crentes, por isso não só de cariz eclesial, mas mais generalista.

Samuel Mendonça

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top