Opus Dei: Faleceu o padre José António Veloso

Imagem Opus Dei

Lisboa, 02 jan 2026 (Ecclesia) – Morreu o padre José António Veloso, sacerdote do Opus Dei, aos 84 anos, informa a prelatura do Opus Dei num nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

“O padre José António Veloso, sacerdote do Opus Dei, natural de Coimbra, faleceu no dia 31 de dezembro, aos 84 anos, em Lisboa”, indica o comunicado.

O sacerdote estudou Medicina nas universidades de Coimbra e Lisboa, tendo feito o doutoramento eclesiástico na Universidade Lateranense em 1969.

O padre José António Veloso foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1971, na Basílica de São Miguel, em Madrid, juntamente com outros 28 sacerdotes, entre os quais o atual prelado do Opus Dei, o monsenhor Fernando Ocáriz.

“Desenvolveu a sua atividade pastoral sobretudo em Coimbra e no Porto, tendo colaborado em diversas iniciativas para a formação de jovens e de seminaristas. Conheceu o Fundador do Opus Dei, S. Josemaria, e o seu sucessor Beato Álvaro de Portillo. Animado por um profundo sentido de missão, dedicou a sua vida ao apostolado do Opus Dei em Portugal”, salienta o comunicado.

Os últimos anos da vida do padre José António Veloso foram vividos em Lisboa: “Mesmo marcado por limitações de saúde que o acompanharam durante grande parte da sua vida sacerdotal, conservou sempre um grande vigor apostólico e preocupação pelos outros”.

O monsenhor Fernando Ocáriz recorda o padre José António Veloso pelo testemunho de vida “purificado pela doença”.

“O Senhor levou-o após muitos anos de entrega na Obra, muito purificado pela doença: quantas pessoas se terão aproximado de Deus através do seu ministério sacerdotal. Temos a segura esperança de que José António terá recebido o prémio pela sua fidelidade e agora, desde o céu, intercederá pelo trabalho apostólico nesse querido Portugal”, assina o prelado do Opus Dei.

LS

Partilhar:
Scroll to Top