Portalegre-Castelo Branco: «Há uma atitude jubilar que prossegue» – D. Pedro Fernandes

Diocese encerrou ano jubilar na Sé 

Foto João Cláudio Fernandes

Portalegre, 02 jan 2026 (Ecclesia) – O bispo da diocese de Portalegre-Castelo Branco presidiu ao encerramento diocesano do Jubileu, na Sé Catedral de Portalegre, apontando à “disponibilidade para mudar”. 

“Se o Jubileu se encerra neste dia, há uma atitude jubilar que prossegue, assumindo o ano que se encerra como um bom exercício das virtudes de gratidão, discernimento e compromisso”, afirmou D. Pedro Fernandes citado pelo sítio da Internet da diocese de Portalegre-Castelo Branco.

O Bispo da Diocese lembrou que o tema da esperança indica “um caminho feito em comum, de modo sempre sinodal, em família, na disponibilidade para identificar os novos desafios e responder-lhes com a vitalidade”, permitindo que o sonho de Deus “transforme e determine uma nova forma de sonhar”.

D. Pedro Fernandes convidou a reencontrar a família de Nazaré, “pobre, emigrante, refugiada”, e nela saber interpretar as “situações humanas tão reais no mundo contemporâneo”: “Reencontrar a família de Nazaré, pobre, emigrante, refugiada, sempre a caminho, convida a rever o nosso olhar sobre todas estas situações humanas tão reais no mundo contemporâneo, de onde Jesus continua a olhar-nos e a questionar-nos: «Onde te situas? Como respondes?»

Ao coincidir com a festa da Sagrada Família, a celebração concluiu com uma bênção dirigida às famílias da Diocese e, entre elas, uma família católica residente em Portalegre, proveniente do Kerala, na Índia.

HM/LS

Partilhar:
Scroll to Top