Papa celebrou com antigos alunos

Português presente entre os participantes na reunião de Castel Gandolfo

A Igreja não pode demitir-se da sua missão de dialogar com outras religiões e culturas. O desafio é lançado em declarações à RR por Henrique Noronha Galvão, que participa em Castel Gandolfo no encontro anual do Papa com os seus antigos alunos.

Para o único teólogo português que integra o chamado “Círculo Ratzinger”, a Igreja “não se pode demitir da missão a propósito do diálogo que é necessário realizar com outras religiões”, mas “tem que se manter fiel à doutrina que recebeu de Jesus Cristo”.

Henrique Noronha Galvão é professor da Universidade Católica e antigo membro da Comissão Teológica Internacional.

O encontro iniciou-se esta Sexta-feira, reunindo cerca de 40 pessoas. Estes círculos com os antigos alunos de Joseph Ratzinger em Ratisbona decorrem desde 1971 e nem a eleição papal os interrompeu. Em 2005, esteve em análise o Islão. No ano seguinte foi a evolução e as teorias evolucionistas que estiveram em destaque. Em 2008 foi o Jesus histórico e sua Paixão que centrou o encontro.

Este Domingo, na capela do Palácio Apostólico, o Papa presidiu à celebração da Missa, na qual falou da questão da “pureza do homem diante de Deus”.

“A sabedoria purifica-nos. A pureza vem do próprio Deus. A sabedoria não vem de nós mesmos, apenas podemos recebê-la”, acrescentou na sua homilia.

Redacção/RR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top