Vaticano e Israel avançam nas negociações sobre questões jurídicas e fiscais

A Comissão de Trabalho Permanente entre o Vaticano e o Estado de Israel reuniu-se na última Quarta-feira para prosseguir as negociações sobre questões de propriedade e impostos. Os sucessivos encontros entre os representantes dos dois estados visam atribuir seguranças jurídicas e fiscais à Igreja, permitindo-lhe concretizar os seus objectivos.

Segundo a embaixada de Israel em Roma, o encontro desenrolou-se “num ambiente de grande cordialidade, e as delegações estão certas de ter contribuído para o avanço das conversações rumo ao desejado acordo”. O clima das negociações foi favorecido pela visita de Bento XVI à Terra Santa, no último mês de Maio.

Entre os temas do pacto económico que Israel e a Santa Sé estão a preparar desde 1993, encontra-se a garantia da tutela judicial em caso de controvérsia. As discussões incidem igualmente sobre a salvaguarda do património eclesiástico (especialmente os lugares santos), o estabelecimento de um regime fiscal que reconheça e reafirme os direitos que a Igreja tinha no momento da criação do Estado de Israel, bem como a segurança social para o clero e os religiosos.

Quando o Vaticano estabeleceu relações diplomáticas com Israel, em 1993, João Paulo II propôs, como gesto de boa vontade, a constituição de um Tratado Fundamental, deixando para mais tarde a discussão sobre os seus aspectos particulares.

O próximo encontro ocorrerá nos dias 15 e 16 de Setembro, em Jerusalém. Em Julho passado, foi anunciado que a reunião plenária da Comissão se realizará a 10 de Dezembro, no Vaticano.

Com ZENIT

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top