Ecclesia e Fundação AIS mostram trabalho da Igreja na Etiópia

Irmãs Missionárias Combonianas ajudam a tribo Gumuz, que no passado era de escravos

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) e o Programa ECCLESIA, do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, prosseguem a sua divulgação de breves documentários sobre a Igreja perseguida em várias partes do mundo. Os programas são transmitidos no espaço televisivo da Igreja Católica na RTP 2, pelas 18h30.

O ciclo prossegue hoje, 26 de Agosto, com a reportagem ” Etiópia – Pouco a pouco”.

As extensões de terreno inexploradas da Etiópia do noroeste são sobretudo habitadas por uma tribo denominada Gumuz. Nos séculos passados, os membros da tribo eram escravos. Actualmente vivem à margem da sociedade, sem ligação à civilização, esquecidos pelo mundo.

As Irmãs Missionárias Combonianas instalaram-se nesta área da Mandura há 10 anos atrás. Estão a esforçar-se por tornar a vida diária dos Gumuz mais fácil. Criaram um jardim-de-infância, uma clínica e uma horta, aproximando todas as pessoas, construindo um terreno comum, onde podem falar sobre Deus.

Mandura é uma área de evangelização inicial, ninguém aqui ouviu falar dos Evangelhos. “As pessoas, por vezes, contavam-me que ninguém até então as havia ensinado como nós o tínhamos feito. Nem sequer sabiam que Deus existia. Quando aqui chegámos, vimos a presença do Nosso Senhor e o trabalho que Ele havia efectuado antes de nós. Damos passos pequenos, bem conscientes do pouco que podemos fazer, enquanto Ele faz o resto”, refere uma das religiosas.

Muito nativos, especialmente os jovens, que iniciaram um novo caminho nas suas vidas, juntam-se à volta das Irmãs Combonianas. Desejam aprender sobre a Bíblia e o catecismo, preparam-se para receber os sacramentos. Eles estudam, rezam e tocam juntos. Têm necessidade da Igreja.

 

AIS

Em todo o mundo existem milhões de pessoas que sofrem perseguição religiosa. Ajudar quem passa por estas situações e informar a opinião pública sobre as mesmas tem sido o mote da acção da AIS, uma organização internacional sem fins lucrativos, dependente da Santa Sé, cujo objectivo é apoiar projectos pastorais nos países onde a Igreja Católica está em dificuldade.

A Organização tem secretariados nacionais em 17 países da Europa – incluindo Portugal -, na América e na Austrália, apoiando mais de cinco mil projectos todos os anos em cerca de 140 nações de todos os continentes.

A Fundação AIS depende única e exclusivamente da generosidade e boa vontade dos nossos benfeitores, uma vez que não recebemos qualquer tipo de ajuda institucional do Estado ou da UE.

Departamento de Informação da Fundação AIS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top