Celebração na Sé reuniu a diocese na Festa da Sagrada Família, num dia em que a Igreja transmontana acolheu um candidato ao presbiterado e cinco ao diaconado permanente

Vila Real, 29 dez 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real encerrou este domingo o Ano Jubilar com a admissão às ordens sacras de seis candidatos, um momento definido como um “grande sinal de esperança e confiança no futuro” da Igreja local.
A celebração, que decorreu na Sé de Vila Real coincidindo com a Festa da Sagrada Família, marcou o fim de um ano vivido como “tempo de graça, peregrinação e renovação espiritual”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O momento alto da cerimónia foi a admissão oficial dos candidatos: um jovem que se encontra em preparação no seminário para o ministério de presbítero e cinco homens que frequentam o segundo ano de formação para o diaconado permanente.
Segundo a diocese, estes candidatos testemunham “uma Igreja viva, aberta à ministerialidade e atenta às necessidades” atuais.
O encerramento do Jubileu foi vivido em “espírito de ação de graças”, recordando a participação ativa das paróquias, arciprestados e grupos diocesanos nas várias peregrinações e iniciativas pastorais realizadas ao longo de 2025.
A celebração serviu para sublinhar o caminho feito e reforçar o compromisso de “continuar a testemunhar a fé cristã no quotidiano”.
A liturgia deste domingo colocou ainda a tónica na centralidade da família como “lugar privilegiado de vivência da fé, da solidariedade e do amor”, num contexto mundial marcado por desafios sociais e humanos.
Inspirados pelo exemplo de Jesus, Maria e José, os fiéis de Vila Real foram convidados a “renovar a sua esperança em Deus e a caminhar juntos como verdadeira família diocesana”, conclui o comunicado.
Convocado pelo Papa Francisco através da bula ‘Spes non confundit’ (A esperança não engana), o Ano Santo encerrou-se este domingo nas dioceses de todo o mundo.
O 27.º Jubileu ordinário da história da Igreja Católica, iniciado na Noite de Natal de 2024, terá a sua conclusão a 6 de janeiro de 2026, no Vaticano, sob a presidência de Leão XIV, com o fecho da Porta Santa na Basílica de São Pedro.
OC
Vila Real: Jubileu consolidou dinâmica de «caminhar em conjunto» após centenário da diocese
