Missão e ecumenismo não se opõem

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2010

Representantes cristãos de diferentes confissões publicaram um documento no qual defendem que a missão e o ecumenismo não se opõem. A posição é apresentada nos Subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e para todo o ano de 2010 (http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/chrstuni/index_po.htm)

O documento é da responsabilidade do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e da Comissão Fé e Constituição, do Conselho Mundial de Igrejas e é dedicado ao tema “Missão e unidade”, inspirando-se na frase do Evangelho de São Lucas (24, 48): “Vós sois testemunhas disso”.

Como explica a Introdução, “nem todos associam a proposta missionária à preocupação da unidade dos cristãos”.

De facto, nalgumas regiões do planeta, um dos problemas mais sérios que o diálogo ecuménico sofreu nas últimas décadas está ligado à chegada de missionários de diferentes confissões cristãs, vistos em várias ocasiões como uma “concorrência”. O documento, no entanto, pergunta: “Não estão unidos o compromisso missionário da Igreja e seu compromisso ecuménico?”.

“Pelo nosso baptismo, formamos já um único corpo e estamos chamados a viver em comunhão. Deus fez-nos irmãos e irmãs em Jesus Cristo. Não é este o testemunho fundamental que devemos apresentar?”, continua o texto.

Sem negar as “rivalidades entre missionários enviados por diferentes igrejas”, o documento reconhece que “os que estiveram na linha da frente da missão foram talvez os primeiros a tomar consciência da tragédia que representava a divisão dos cristãos”.

Por este motivo, reconhece-se que os missionários foram no passado autênticos mestres de ecumenismo. “Se na Europa eram habituais as separações eclesiais, o escândalo da desunião aparecia de maneira óbvia aos missionários encarregados de anunciar o Evangelho em populações que não conheciam nada de Cristo”, esclarece o texto.

Os promotores da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos confiaram a preparação destes subsídios a responsáveis das igrejas cristãs da Escócia.

A decisão pretende recordar o centenário da Conferência Missionária de Edimburgo, em 1910, que no Verão desse ano reuniu os delegados oficiais das sociedades missionárias protestantes e do anglicanismo, às quais se uniu um convidado ortodoxo. Em Junho de 2010, celebrar-se-á em Edimburgo o centenário da Conferência Missionária (www.edinburgh2010.org), como ocasião para partilhar práticas missionárias entre os membros de diversas tradições eclesiais.

O projecto inicial do documento foi preparado por um grupo ecuménico da Escócia constituído pela associação Action of Churches Together en Scotland (ACTS), a partir do convite da Conferência dos Bispos católicos.

Tradicionalmente, a Semana de oração pela unidade dos cristãos é celebrada do dia 18 ao dia 25 de Janeiro. Estas datas foram propostas em 1908 por Paul Wattson, de modo a cobrir o período entre a festa de São Pedro e a festa de São Paulo.

Redacção/Zenit

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top