Estudantes de quatro continentes participam em curso de missiologia

Lançar as bases da Teologia missionária a partir da Bíblia, história, espiritualidade e metodologia é um dos principais objectivos da formação

Apresentar as bases bíblico-teológicas do anúncio da mensagem cristã aos povos que a desconhecem e repensar essa actividade à luz do Concílio Vaticano II e dos documentos recentes da Igreja, são alguns dos objectivos do Curso de Missiologia que hoje começou em Fátima.

Durante o encontro, que decorre até 29 de Agosto, os participantes percorrerão as etapas mais importantes da história da evangelização e da reflexão missiológica, estudarão exemplos concretos da prática missionária actual e serão preparados para os desafios da inculturação e do diálogo do Cristianismo com outras religiões.

Esta edição, que corresponde ao segundo ciclo bienal do curso, abordará os seguintes temas: «São Paulo como modelo de missionário», «Repensamento pós-conciliar da missão», «A evangelização na época moderna», «A evangelização e as religiões: O ecumenismo e o diálogo inter-religioso» e «A mulher discípula e apóstola: Figuras de missionárias». Os conteúdos serão apresentados através de conferências, trabalhos de grupo, debates, plenários, «workshops» e testemunhos missionários.

A maior parte dos professores lecciona Teologia na Universidade Católica, tendo igualmente experiência de missão.

Este ano nota-se a presença de um maior número de jovens, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA. Os 62 inscritos são originários de Timor, Indonésia, Nigéria, Cabo Verde, Índia, Brasil e Portugal, entre outros países. Do total de alunos, 12 são finalistas, enquanto que os restantes participam pela primeira vez.

O curso, organizado pelos Institutos Missionários Ad Gentes, em colaboração com as Obras Missionárias Pontifícias, é dirigido a missionários leigos e religiosos, padres diocesanos, seminaristas, estudantes de Teologia e candidatos a trabalhar nas zonas de missão.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top