Lisboa: Patriarcado encerra ano jubilar com revisão dos momentos mais marcantes, testemunhos e música

Lisboa, 24 dez 2025 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa vai encerrar o ano jubilar no dia 28 de dezembro, com uma celebração, na Sé, que vai contar com a revisão dos momentos mais marcantes do Ano Santo 2025, testemunhos e música.

“Convido-te, contamos todos contigo, porque neste ano jubilar em que caminhámos aprofundando e assimilando as razões da nossa esperança, esperança essa que nunca engana, fomos descobrindo, pouco a pouco, e lentamente, de que a esperança é uma atitude não individual nem individualista”, desafiou o patriarca de Lisboa, numa mensagem em vídeo.

De acordo com a diocese, o programa vai contar com uma Eucaristia, com início às 16h30, presidida por D. Rui Valério.

“Esperança deriva daquela certeza de que não estamos sozinhos, de que não vivemos sozinhos, que não caminhamos sozinhos. Por isso, vem e participa”, reforçou.

Também a Comissão Jubilar Diocesana enviou uma mensagem ao clero a convidar à participação de todos neste dia.

Foto: Patriarcado de Lisboa

“Esta celebração será uma oportunidade para, enquanto Igreja de Lisboa, agradecermos o dom deste ano jubilar, no qual fomos convidados a contemplar o mistério da Encarnação, tornando-nos peregrinos de esperança num mundo sedento de sinais da presença do Emanuel, Deus connosco”, pode ler-se

A nota assinala a importância da presença das comunidades, em especial as famílias, com o intuito de agradecer o caminho percorrido: “os jubileus setoriais, a dinamização das igrejas jubilares, as peregrinações a Roma e tantos outros encontros” que “trouxeram abundantes graças”.

A Comissão Jubilar Diocesana destaca este momento como um “ponto de chegada, mas também ponto de partida”.

“Renovados por este ano jubilar, queremos fazer-nos ao largo, na missão a que somos convocados”, desafia a informação.

Foto: Patriarcado de Lisboa

Todos os diocesanos de Lisboa foram convidados a partilhar, num papel, as graças recebidas ao longo do Ano Santo 2025, que vão ser reunidas na celebração do encerramento do ano jubilar.

“Esse testemunho deve ser colocado na caixa destinada a esse propósito, disponível em cada paróquia”, explica a Comissão Diocesana do Jubileu 2025, pedindo que em cada comunidade esta esteja devidamente identificada e em local visível.

“Depois disso, o Patriarcado encaminhará todos os testemunhos ao Santo Padre, como sinal de gratidão pelas bênçãos recebidas durante o ano jubilar”, refere.

O Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja Católica, iniciou-se a 24 de dezembro, com o Papa Francisco a presidir à Missa com a abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro, e desde 8 de maio, continua com Leão XIV.

LJ

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Dezembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Scroll to Top