Leão XIV nomeou como primeiro bispo D. António Manuel Bogaio Constantino

Cidade do Vaticano, 23 dez 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV criou hoje a Diocese de Caia (Dioecesis Caiana), em Moçambique, tornando-a sufragânea da Arquidiocese Metropolitana de Beira, e nomeou como primeiro bispo D. António Constantino, que era bispo auxiliar da Beira.
“O Santo Padre criou a Diocese de Caia (Moçambique), com território separado da Arquidiocese Metropolitana de Beira e das Dioceses de Chimoio, Quelimane e Tete, tornando-a sufragânea da Arquidiocese Metropolitana de Beira”, informa o comunicado publicado na sala de imprensa da Santa Sé.
A Santa Sé informa que o território de Caia, a nova diocese moçambicana, é formada por 12 distritos civis: Caia, Chemba, Cheringoma, Chinde, Doa, Luabo, Maringue, Marromeu, Mopeia, Morrumbala, Mutarara e Tambara.
A nova circunscrição eclesiástica é sufragânea da Arquidiocese da Beira, segundo o comunicado a sede desta diocese é a cidade de Caia, e a igreja paroquial dedicada a São Mateus Apóstolo a catedral desta nova diocese.
O arcebispo da Beira publicou uma Carta Pastoral por ocasião da ereção canónica da Diocese de Caia, onde afirma que a arquidiocese “alegra-se por ser a «lgreja-Mãe» desta nova Diocese”, realçando que esta maternidade espiritual “exige um compromisso renovado de fraternidade, solidariedade e partilha generosa de recursos para que a Diocese de Cala possa dar os seus primeiros passos com firmeza”.
“A criação da Diocese de Caia nasce de um desígnio de amor que visa fortalecer a proximidade apostólica, permitindo que o novo Bispo esteja verdadeiramente presente junto ao rebanho: fiéis e sacerdotes, especialmente nas zonas situadas ao longo do rio Zambeze”, escreve D. Cláudio Dalla Zuanna.
“E não só, ela transforma aquele rio em símbolo de comunhão e unidade eclesial para populações que partilham a mesma cultura e língua. Outrossim, promoverá uma evangelização inculturada, lançando raízes profundas na realidade local para responder com eficácia às necessidades espirituais e sociais do povo”, acrescenta o arcebispo, no documento publicado na página oficial da Arquidiocese da Beira na rede social Facebook.
Com a criação da nova diocese, o Papa Leão XVI nomeou também o primeiro bispo de Caia, e escolheu D. António Manuel Bogaio Constantino, que era agora bispo auxiliar de Beira, recebeu a ordenação episcopal a 19 de fevereiro de 2023.
O bispo eleito da Diocese moçambicana de Caia formado em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, foi ordenado sacerdote a 13 de Junho de 2001, na Beira, em Moçambique; tem um bacharelato em Jornalismo, e licenciatura em Comunicação Integral pela Universidade Francisco de Vitória, em Espanha.
D. António Manuel Bogaio Constantino foi diretor da revista ‘Vida Nova’, do Centro Catequético de Anchilo, e pároco de Monapo (2008-2011), de Chitima e Mucumbura (2012-2016), arquipreste do Vicariato Forâneo do Songo (2012-2016), catequético diocesano e diretor adjunto do Secretariado Pastoral da Diocese de Tete (2012-2016), e superior provincial dos Missionários Combonianos em Moçambique (2017-2022), e também presidente da Conferência dos Religiosos em Moçambique (CIRMO) (2019-2022).
O primeiro bispo da nova Diocese de Caia nasceu a 9 de novembro de 1969, na Beira, após o pré-postulantado nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus (M.C.C.J.) em Nampula, e a frequência do Seminário Filosófico Santo Agostinho na Matola, concluiu o noviciado no Uganda.
CB
