Natal: «Esta chama é um sinal de solidariedade» – Cáritas Portuguesa

Instituição propõe campanha «10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz», que conta com mais de 20 anos

Lisboa, 23 dez 2025 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa tem em curso uma nova edição da Campanha de Natal “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, que consiste na compra de uma vela para apoiar projetos da instituição.

“É uma alegria pensar nesta campanha também como ela própria uma tradição de Natal na casa das famílias portuguesas, de todas as famílias. E é este sinal que nós queremos que faça parte da vida, da vivência e da celebração do Natal. Esta chama que é um sinal de solidariedade”, afirmou Márcia Carvalho, coordenadora de operações da Cáritas Portuguesa.

Este ano, a iniciativa tem como tema “Na noite de Natal, acende uma vela pela Paz”, tendo em conta o cenário internacional marcado pelos conflitos, divisões e incertezas.

Hugo Coelho, da Comunicação e angariação de fundos da instituição, explica que, uma vez que a campanha já é conhecida de todos os portugueses, nesta edição, a Cáritas procurou colocar o mote na pessoa, isto é, além de cada pessoa adquirir a vela, ter também a missão de torná-la “o símbolo da Ceia de Natal”, olhando para a necessidade de paz “tão necessária” hoje.

As velas da campanha podem ser encontradas nas paróquias, escolas, instituições parceiras, Cáritas Diocesanas e nas superfícies comerciais e têm o valor de 2 euros.

Márcia Carvalho refere que 65% do valor reverte para a ação das Cáritas Diocesanas, nas mais variadas necessidades que cada uma delas tem, isto é em projetos locais, sendo o montante restante usado em projetos internacionais.

“Esta tem sido uma vertente da campanha desde sempre, ter um olhar também para fora do país, também nesta lógica de que nós somos uma organização internacional e por isso também temos esta corresponsabilidade”, refere.

A responsável dá conta que há três anos foi criado o Fundo Lusófono Laudato Si, um programa de apoio a microprojectos nos países lusófonos, como forma de responder ao desafio que o Papa Francisco lançou de olhar para o cuidado com a criação.

Através desta iniciativa, são apoiados entre quatro e cinco projetos por ano que, de acordo com Márcia Carvalho, são “muito impactantes para as comunidades locais”.

“Podem ser no âmbito da agricultura, a construção de um poço, projetos de educação ambiental para escolas”, exemplifica.

A parte da verba destinada aos projetos internacionais, resultante da vela solidária, reverte para este fundo.

A Campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” de 2025 arrancou em Roma, no dia 16 de novembro.

“Este ano, no âmbito do jubileu, o Secretariado Nacional da Pastoral Social, da Conferência Episcopal, lançou um desafio às várias dioceses para participar na peregrinação do Dia Mundial dos Pobres”, começa por explicar Hugo Coelho.

“A ideia era juntar uma comitiva, com membros de diferentes estruturas da Igreja, e também identificar e associar beneficiários ou pessoas mais vulneráveis que acompanhassem esta delegação”, indica.

A Cáritas Portuguesa foi convidada a participar, realizando o lançamento da campanha junto das populações mais vulneráveis: “fazia todo o sentido estarmos com eles”.

O momento aconteceu na igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma e, de acordo com o entrevistado, foi uma iniciativa acolhida por todos aqueles que ali estiveram.

“Tivemos a oportunidade também de transmitir em direto para quem estava cá em Portugal, e foi único e memorável”, recorda.

HM/LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top