Coordenador geral da JMJ Lisboa 2023 partilhou também uma «palavra de reconhecimento e gratidão», após reuniões de trabalho com em Seul

Setúbal, 22 dez 2025 (Ecclesia) – O coordenador geral da JMJ Lisboa 2023 esteve em Seul onde se encontrou com os organizadores da Jornada Mundial da Juventude 2027, que vai decorrer na cidade coreana, e valorizou o entusiasmo e “disponibilidade para sonhar” da juventude local.
“Uma palavra muito especial para a juventude coreana, pela sua fé firme, pelo entusiasmo e pela disponibilidade para sonhar e construir. Aos voluntários locais e a todos os que já estão integrados nas diversas direções do Comité Organizador da JMJ Seul 2027, deixo uma palavra de reconhecimento e gratidão”, escreve cardeal D. Américo Aguiar, numa mensagem divulgada esta segunda-feira, pela Diocese de Setúbal.
D. Américo Aguiar, que foi o coordenador geral da JMJ Lisboa 2023, esteve em Seul, a capital da Coreia do Sul, entre os dias 16 e 22 de dezembro, “dias intensos e cheios de sentido” pelos quais dá “graças a Deus pela missão de partilha fraterna” realizada com os irmãos da Igreja Católica neste país asiático, “no caminho de preparação da Jornada Mundial da Juventude Seul 2027”.
“Esta missão foi vivida em profunda comunhão com a Igreja universal e em sintonia com o magistério do Papa Leão XIV, que nos desafia a ser uma Igreja próxima, missionária e atenta aos jovens, capaz de caminhar junta e de construir pontes de esperança”, acrescenta, na mensagem ‘Caminhar juntos na esperança’.
O coordenador geral da JMJ Lisboa 2023 agradece, “de modo muito fraterno”, ao arcebispo de Seul e ao seu bispo auxiliar, pelo acolhimento e pelo testemunho de “uma liderança pastoral vivida com simplicidade, proximidade e espírito de serviço”
O bispo sadino agradece igualmente ao núncio apostólico na Coreia do Sul, o representante do Papa, e à embaixadora de Portugal em Seul, “pelo acolhimento e pela atenção constante”, contribuindo para fortalecer os laços entre os “povos também através deste grande encontro de juventude e fé”.
O cardeal D. Américo Aguiar presidiu à Eucaristia do IV Domingo do Advento, este domingo, dia 21 de dezembro, na Basílica dos Mártires da Coreia, em Seul, e evoca nesta mensagem, “com profunda veneração, o testemunho dos Mártires da Coreia”, salientando que a fé que hoje floresce nesta terra “nasceu do testemunho corajoso de leigos, de jovens e de famílias que não tiveram medo de dar a vida por Cristo”, que são “o alicerce da Igreja coreana”.
Nesta celebração realizou-se também a entrega da bandeira de Portugal ao Comité Organizador Local da JMJ Seul 2027, num gesto simbólico de continuidade entre Lisboa e Seul, confiando à juventude coreana o caminho iniciado em 2023.
Na viagem para reuniões de trabalho, o coordenador geral da JMJ Lisboa 2023, o cardeal D. Américo Aguiar, viajou acompanhando de Mariana Frazão (JMJ Lisboa 2023) e de Luís Ponce Gil (JMJ Panamá 2019 e JMJ Lisboa 2023); a capital portuguesa Lisboa acolheu a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, entre 1 e 6 de agosto de 2023, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas pelo Papa Francisco, no Parque Tejo.
‘Tende Coragem, Eu venci o mundo’, é o tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que regressa à Ásia em 2027; a 17.ª edição internacional realiza-se de 3 a 8 de agosto, em Seul, a capital da Coreia do Sul.
CB/PR
Coreia do Sul: Arquidiocese de Seul apresentou o programa da JMJ 2027
JMJ: «Lisboa continua em Seul», afirmou o cardeal D. Américo Aguiar, na Coreia do Sul




