Delegação do episcopado norte-americano em visita a Cuba

Os episcopados dos Estados Unidos da América e de Cuba estão a promover uma aproximação entre os dois países. Esta semana, três bispos e dois sacerdotes americanos viajaram até Cuba para fomentar as relações pastorais entre os episcopados e relatar os danos causados pelos três furacões que, em 2008, provocaram diversos danos na ilha.

Segundo informação divulgada pela Conferência de Bispos Católicos de Cuba, a visita “quer continuar a relação de colaboração que se mantém há muitos anos e de intercâmbio”.

A delegação norte-americana integra é composta pelo arcebispo de Boston, o Cardeal Sean O’Maileu, o bispo de Orlando, D. Thomas Wenski e o bispo auxiliar de Santo Antonio, D. Oscar Cantú.

A última viagem de uma delegação episcopal norte-americana foi em Agosto de 2008, altura em que Cuba enfrentava a passagem do primeiro furacão. Mais duas grandes tempestades se seguiram.

O episcopado dos Estados Unidos, através da Caritas Cuba, canalizou uma importante ajuda económica às vítimas.

Segundo os bispos católicos cubanos, os Estados Unidos da América “sustentam outros projectos , nomeadamente, pastorais, para ajudar as dioceses”.

A Igreja católica em Cuba regista uma relação difícil com o regime comunista cubano, que começou a mudar favoravelmente quando João Paulo II visitou Cuba em 1998.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top