Missionário português ajuda terra natal

Com a venda dos seus livros, o Pe. Jorge Gouveia contribuiu para a construção de lar de idosos

Residindo há 26 anos na Alemanha, o Pe. Jorge Gouveia percorre o mundo com os seus livros, angariando fundos para os projectos sociais de Freixo da Serra, aldeia do concelho de Gouveia onde nasceu há 71 anos.

Com licenciaturas em Língua Alemã, Psicologia Clínica e Psicopedagogia, e um doutoramento em Psicologia Religiosa, este sacerdote, que apoia a comunidade portuguesa de Mainz, não esquece as suas raízes. As cerca de 20 obras de índole religiosa, psicológica, social e pedagógica que escreveu, contribuíram para a construção do Lar de Nossa Senhora do Ó. Mas antes de tudo começar, foram precisos alguns anos e muitas insistências.

“Quando vinha cá nas férias, os velhinhos diziam: ‘Padre, tem que fazer alguma coisa por nós’. Eu não ligava. ‘Para quê? Vou-me chatear com eles? Deixa-os andar’”. Os pedidos e as recusas sucederam-se nos anos seguintes. Até que se questionou: não estaria Deus a pedir-lhe que ajudasse os seus conterrâneos?

Recorda que a decisão de ser padre nasceu do desejo de estar em diálogo com as pessoas “que sabiam um pouco mais”. Por isso, não esquece a importância dos bons livros: “Estou convencido de que a leitura, com a oração, desenvolvem o espírito do Homem”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top