Juventude: Fundação Jornada recebeu «mais de 600 candidaturas» ao programa de apoios

Instituição quer «aproximar, capacitar e impulsionar» a juventude em Portugal

Foto: Agência ECCLESIA/LJ

Lisboa, 17 dez 2025 (Ecclesia) – A Fundação Jornada, do Patriarcado de Lisboa, informa que recebeu “mais de 600 candidaturas” de projetos centrados nos jovens ao seu “primeiro programa de apoios”, cujo prazo encerrou esta terça-feira, dia 16 de dezembro.

“Superou as expetativas e é um forte sinal de esperança, e de que a juventude portuguesa quer ser protagonista na transformação positiva da sociedade”, afirma a Fundação Jornada, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A instituição destaca “o enorme interesse” suscitado pelo seu ‘Programa Jovens Agentes de Esperança’, que pretende aplicar o rendimento do “legado deixado pela JMJ Lisboa 2023, traduz-se no montante global de mais de 14 milhões de euros em pedidos de financiamento”, explica a Fundação Jornada, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Foto: Fundação Jornada

A Fundação Jornada promoveu um programa de apoios ”para projetos centrados nos jovens e recebeu “um total de 612 propostas” de todos os distritos do Continente, assim como das Regiões Autónomas, entre 16 de outubro e 16 de dezembro, que vão ser agora apreciados pela organização.

“É o primeiro ensaio piloto de um modelo regular de financiamento, pela Fundação Jornada para aproximar, capacitar e impulsionar a juventude em Portugal; o montante global de financiamento a atribuir pela Fundação Jornada é de 360 mil euros para estimular projetos e a participação ativa dos jovens na sociedade no desenvolvimento de iniciativas que promovam o bem comum”, informa a instituição de direito privado e sem fins lucrativos.

Segundo a Fundação Jornada, as candidaturas que recebeu ao programa de apoios pedem um valor médio de 24 mil euros, e apresentam “uma grande diversidade de áreas de intervenção”, com maior destaque na Educação, Espiritualidade, Arte e Cultura, assim como Inclusão Social, Cidadania e Saúde Mental.

“A grande maioria das candidaturas apresentadas (mais de 70%) são de jovens para jovens, sendo os públicos-alvo muito diversos, abrangendo adolescentes, universitários, jovens em acolhimento, jovens com deficiência, jovens de contextos vulneráveis”, acrescenta.

‘Jovens, Agentes de Esperança’, é o nome deste programa de candidaturas a apoios que tinha como destinatários “jovens residentes em Portugal”, com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos.

A Fundação Jornada é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, que tem como missão promover o desenvolvimento humano, social e cultural dos jovens, incentivando a sua participação cívica e o seu contributo para o progresso coletivo.

“Inspirada pelos valores do Evangelho, é herdeira do legado patrimonial e espiritual deixado pela Fundação JMJ – Lisboa 2023, que trouxe o Papa Francisco a Portugal”, salienta a instituição do Patriarcado de Lisboa.

Foto: Fundação Jornada; Marta Figueiredo e D. Alexandre Palma

A Fundação Jornada tem como lema ‘a fé move, a ação multiplica’, D. Alexandre Palma, bispo-auxiliar de Lisboa, é o presidente, desde julho de 2024, Marta Figueiredo, a diretora executiva da Fundação Jornada, e fazem parte da equipa Inês Rocha e Mello (gestora de projetos), Daniel Serra (responsável financeiro e gestor de projetos), Ana Avillez (vogal da direção) Miguel Carvalho (tesoureiro da direção); o Conselho Fiscal é presidido por Rafael Serralheiro Franco, Francisco Marcos é o secretário e Isabel Guedes a vogal.

A sede da Fundação Jornada situa-se nas instalações da Fundação Maria Droste, em Carnide, uma casa de acolhimento para crianças e jovens retiradas por ordem judicial às suas famílias por estarem em situação de risco e vulnerabilidade, local que não foi escolhido ao acaso.

CB

Partilhar:
Scroll to Top