Faleceu o Padre Francisco Jorge

Faleceu a 13 de Agosto, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, onde tinha sido internado, o Padre Francisco Jorge, pároco de Casal dos Bernardos e de Ribeira do Fárrio, no concelho de Ourém, diocese de Leiria-Fátima. Tinha 88 anos e era padre há 65.

Nasceu a 11 de Julho de 1921, no lugar de Conqueiros, paróquia do Souto da Carpalhosa, filho de Júlio Jorge e de Emília de Jesus.

Francisco Jorge entrou para o Seminário de Leiria em 1933, tendo terminado o curso no ano de 1944. Foi ordenado sacerdote em 23 de Julho de 1944.

Na sua longa folha de serviço no ministério sacerdotal incluem-se as seguintes nomeações: Pároco de Barreira (Leiria), coadjutor da paróquia das Cortes e professor do Seminário de Leiria durante três anos, capelão militar na Índia, pároco de Caranguejeira, de Marinha Grande, de Casal dos Bernardos e da Ribeira do Fárrio.

Os seus serviços como capelão militar foram reconhecidos com a condecoração com a Cruz de Guerra (4ª classe), em 1964, e a medalha de prata de serviços distintos com palma, em 1965.

Vivendo incondicionalmente e com grande dedicação o sacerdócio, exerceu o ministério pastoral até aos últimos dias da sua vida. O seu zelo apostólico levou-o a empenhar-se em vários movimentos apostólicos e a procurar os melhores meios para ajudar as pessoas a crescerem na vida cristã. O desprendimento e generosidade com que vivia fazia com que, por vezes, pagasse aos jovens e catequistas a participação em cursos de formação.  Dotado de bom humor, granjeava a simpatia das pessoas com quem convivia.

Ao mesmo tempo que comunica o falecimento deste zeloso e dedicado sacerdote, o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, agradece a Deus o serviço que ele prestou à Igreja e à sociedade e apresenta aos familiares as suas sentidas condolências, extensíveis à sua empregada doméstica, que o serviu ao logo de vários anos.

A celebração das exéquias será esta Sexta-feira, às 16 horas, na igreja paroquial de Casal dos Bernardos (Ourém). O corpo seguirá, depois, para o lugar de Conqueiros, na paróquia de Souto da Carpalhosa, terra natal do P. Francisco Jorge, onde será celebrada missa às 19 horas, e feito o sepultamento no cemitério local.

 

P. Jorge Manuel Faria Guarda, Vigário Geral

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top