Natal: Papa pede valorização do Presépio e alerta para vivências superficiais

«Com a aproximação do Natal, devemos ter cuidado para não nos deixarmos levar por um ativismo frenético nos preparativos para a festa», disse Leão XIV

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 17 dez 2025 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje, no Vaticano, para o risco de um “ativismo frenético” nos preparativos para a festa do Natal, pedindo a valorização do Presépio, nesta celebração.

“Com a aproximação do Natal, devemos ter cuidado para não nos deixarmos levar por um ativismo frenético nos preparativos para a festa, que acabaria por nos levar a vivê-lo de forma superficial”, advertiu Leão XIV, nas saudações que encerraram a audiência geral semanal, na Praça de São Pedro,

Na mensagem final aos jovens, doentes e recém-casados, o Papa fez uma defesa da tradição do Presépio, descrevendo-o como um elemento fundamental “não só da fé, mas também da cultura e da arte cristã”.

Assinalando que a montagem desta representação do nascimento de Cristo. já está concluída nas casas de muitas famílias, Leão XIV formulou um desejo: “Espero que um elemento tão importante, não só da nossa fé, mas também da cultura e da arte cristã, continue a fazer parte do Natal para recordar Jesus que, tornando-se homem, veio ‘habitar entre nós’”.

O pontífice sublinhou que a correria excessiva pode abrir espaço “para a desilusão” e recomendou que os fiéis dediquem tempo a tornar o “coração atento e vigilante”, sugerindo a frequência do sacramento da Confissão e a participação em retiros espirituais como caminhos para experimentar a “verdadeira paz”.

Dirigindo-se aos peregrinos de língua portuguesa, Leão XIV destacou a vivência da “novena de Natal”, reconhecendo-a como um momento “rico de tradições” nalgumas comunidades lusófonas.

“[A novena] representa para todos uma renovada oportunidade de aliviar o coração, preparando-o ao iminente nascimento do Filho de Deus. Que Nossa Senhora da Esperança vos acompanhe neste empenho espiritual e vos proteja sempre, a vós e às vossas famílias”, desejou o Papa.

OC

Vaticano: Papa critica «idolatria» financeira e «turbilhão» de atividades que esvazia ser humano

Partilhar:
Scroll to Top