Na manhã desta Segunda-feira, 10 de Agosto, na Catedral Metropolitana da capital da República do Equador, o arcebispo de Quito, D. Raúl Vela, celebrou a Missa para comemorar o Bicentenário de Independência da Nação. Presentes na cerimónia estiveram autoridades eclesiásticas, militares e governamentais.
Durante asua homilia, D. Raúl Vela indicou que “celebrar a Palavra e a Eucaristia constitui uma acção de graças por excelência, neste dia tão especial para aqueles que formam a nossa amada pátria do Equador”.
O arcebispo também se referiu à Encíclica “Caritas in veritate” do Papa afirmando que a mesma “estimula o bem-estar das nações através do desenvolvimento e do trabalho, com honradez e responsabilidade, em um ambiente onde impere a justiça e o direito, pilares da autêntica paz que todos buscamos, enquanto peregrinamos nesta vida terrena”.
Na conclusão da Missa, D. Raúl Vela leu o telegrama que Bento XVI enviou através do Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, aos equatorianos.
“Por ocasião do Bicentenário do Primeiro Grito de Independência – lê-se no texto -, Sua Santidade Bento XVI deseja fazer chegar ao povo do Equador a sua cordial saudação e proximidade espiritual, assegurando uma particular recordação nas suas orações, nas quais pede ao Senhor que derrame abundantemente os dons de sua graça sobre os amados filhos dessa nobre terra para que, fiéis aos seus grandes valores humanos e cristãos, contribuam para construir uma sociedade cada vez mais fraterna, justa e solidária”.