Rota das Catedrais com Grupo Coordenador

O projecto Rota das Catedrais, celebrado entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa, já conta com o seu Grupo Técnico Coordenador, designado por ambas as partes. O projecto visa a valorização de 25 catedrais, com recurso a financiamento nacional e comunitário.

O Grupo Coordenador tem como missão a orientação técnica do projecto na fase de implementação. Integrado por dois representantes do Ministério da Cultura (MC) e por dois representantes da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o Grupo Técnico Coordenador pode ser alargado, a título consultivo, a outros elementos internos às instituições com funções de assessoria técnica especializada.

Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, por despacho do Ministro da Cultura foram nomeados o Arq. José Fernando Canas, em representação do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, I.P., e a Arq. Paula Silva, da Direcção Regional de Cultura do Norte, pelas Direcções Regionais de Cultura. Por despacho do Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, foram nomeados Sandra Costa Saldanha, pela referida Comissão Episcopal, e Marco Daniel Duarte, pelos Cabidos das Catedrais e Paróquias das Sés.

Conforme consignado no «Acordo de Cooperação», o Grupo Técnico Coordenador tem por missão “propor à aprovação das tutelas a normativa gráfica identificadora do projecto, como também os instrumentos de comunicação a serem adoptados por cada uma das Catedrais, tanto ao nível da edição, para públicos alargados e/ou especializados, quanto à criação e dinamização de um portal Web de acolhimento das páginas catedralícias”.

Procura também “estruturar os eixos de actuação, ao nível de recuperação patrimonial (imóvel, bens móveis, integrados e imateriais), como ainda ao nível da valorização e dinamização da oferta cultural, ou da divulgação juntos de públicos alargados, nacionais e estrangeiros”.

Além de monitorizar os projectos, acompanhar e fiscalizar a calendarização da elaboração de estudos, o Grupo Técnico tem de manter informadas as tutelas, através de relatórios com uma periodicidade trimestral, acerca do estado de desenvolvimento dos projectos e respectiva execução.

O projecto Rota das Catedrais procura devolver a estes monumentos uma atenção global e corresponsabilizante, assumindo-se como dinamizador de uma actuação concertada, criteriosa e exigente, não apenas para acudir a situações da mais evidente degradação, mas sobretudo para através de uma qualificada intervenção de recuperação e conservação dos seus valores patrimoniais inestimáveis, constituir-se como uma oferta cultural de excelência, capaz de devolver os monumentos à Comunidade e, assim, de envolver a Comunidade na sua protecção e valorização.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top