Museus do Vaticano abriram à noite

A iniciativa, que permitiu revelar espaços e obras de arte com um enquadramento único, será repetida em Setembro e Outubro

Os Museus do Vaticano abriram pela primeira vez ao público durante a noite. O percurso da visita, iluminado pela trémula luz das tochas, atravessou salas e espaços que puderam ser apreciados diante de um cenário fora do comum.

O evento, que decorreu na última Sexta-feira, entre as 19h00 e as 23h00, foi uma oportunidade única para ver o pôr-do-sol na Basílica de São Pedro e nos Jardins do Cortile delle Corazze, bem como para visitar as salas de Rafael e a Capela Sistina, na paz e tranquilidade do silêncio nocturno. O jardim, por seu lado, encantou os visitantes com as suas obras de arte, o céu estrelado e a magia da música.

Para o director dos Museus, Antonio Paolucci, a noite oferece um "enquadramento especial para compreender as obras-primas da arte antiga".

De acordo com o responsável, a visita visou restituir aos habitantes de Roma "a sua história, a sua identidade", convidando-os a "reapropriarem-se do seu museu". O evento contou com a presença do secretário do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, Mons. Carlo Maria Viganò, e do vice-presidente da autarquia romana, Mario Cutrufo.

A adesão dos turistas e da população da capital italiana significa "que a iniciativa funciona". Por isso, o evento será repetido em Setembro e Outubro – "o Outubro em Roma é especialmente belo" – continuando no próximo ano.

Com Agências

Foto: Jardins do Vaticano

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top