Café com Leigos, uma festa de aniversário com sabor a missão

"Para ser apóstolo é preciso ter fogo"

"Sede extraordinários no ordinário"

Foi com estes pensamentos extraídos da espiritualidade do Beato Allamano que os Leigos Missionários da Consolata (LMC), quiseram celebrar os seus primeiros dez anos de vida. Os LMC são o ramo mais jovem da Família Missionária da Consolata em Portugal. Há todas as razões para celebrar este aniversário, pois ao longo de dez anos já muito se viveu e muito trabalho se realizou.

A festa teve lugar no fim-de-semana, dias 18 e 19 de Julho, no Centro Missionário de Águas Santas. Para a Comunidade local do Missionários da Consolata foi uma honra e uma grande alegria poder acolhê-los.

Dava gosto ver chegar as jovens famílias com os seus meninos nos braços, com um aberto sorriso nos lábios, a fazer transparecer a imensa alegria que lhes ia no coração. Todos eles respiravam boa disposição e desejo de se abraçarem, pois não acontecem tão frequentemente ocasiões como esta. Em poucas horas a casa ficou cheia.

O denso programa do encontro foi preparado para se aproveitar bem o pouco tempo disponível. Por isso, logo após as saudações da chegada, iniciou-se o programa. "Café com Leigos". Era o chamariz para o serão comemorativo. Os convidados compareceram na quase totalidade. No salão, engalanado pelos próprios aniversariantes, criou-se um ambiente de família sereno e aberto, aquecido também pelas mensagens que de vários lugares lhes chegaram. Passaram-se ali bons momentos de evocação dos tempos de formação, de experiências de grupo, de trabalhos realizados em Portugal e nas Missões. Para muitos convidados tudo isto constituiu uma surpresa, pois não imaginavam quem eram os Leigos, nem o que eles faziam. Para todos foi motivo de alegria conhecer estes anos de dedicação, de generosidade e, certamente de sacrifícios. Sim, tudo isso faz parte da vocação missionária. O serão, todo ele bem animado por mensagens e cânticos, e acompanhado de um café, terminou com o canto de parabéns e o corte do bolo de aniversário.

No dia seguinte, o ponto central foi a celebração Eucarística, presidida pelo P. Norberto, Superior Provincial, acompanhado pelo P. Jaime e P. Serafim. Na homilia o presidente da celebração agradeceu a Deus o grande dom da "pertença ao nosso Instituto", o entusiasmo com que estes jovens abraçaram a vocação missionária, os trabalhos que realizaram e que estão realizando e a dedicação a toda a prova que continuam a demonstrar. Eles são motivo de esperança e de confiança no futuro, no que se refere também à colaboração com os Missionários e as Missionárias da Consolata.

Pedimos à Mãe Consolata e ao Beato Allamano que abençoe o ramo mais jovem da Família Missionária da Consolata E que a celebração deste aniversário sirva para renovar o entusiasmo missionário dos LMC, para suscitar idêntica vocação noutros jovens e para fazer crescer em todos o interesse pela Missão.

P. Jaime Marques

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top