O Bispo D. Albino Cleto vai celebrar missa na Quinta da Portela, onde será erguida uma igreja pré-fabricada que vai acolher a sede na nova paróquia de S. João Baptista.
O dia da criação da nova paróquia de Coimbra, designada de S. João Baptista, é celebrado Domingo numa eucaristia presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, em que são esperadas centenas de pessoas.
A paróquia de S. João Baptista, a primeira a ser criada na cidade de Coimbra nos últimos 75 anos, vai abranger as zonas do Vale das Flores, Boavista, pólo II da Universidade, Pinhal de Marrocos, Portela, Areeiro e Alto de S. João.
"Criar uma paróquia é um acto raríssimo. Já há muitos anos que não se cria uma paróquia na Diocese de Coimbra, sobretudo na cidade", referiu à Agência Lusa o Padre Jorge Santos. O prelado, que ficará responsável pela paróquia de S. João Baptista, observou que "a cidade foi crescendo para aquela zona e a Igreja deve estar presente onde estão presentes as pessoas".
Domingo, "Dia da Criação" da paróquia de S. João Baptista, o Bispo de Coimbra celebra eucaristia pelas 11horas, na Quinta da Portela, numa tenda montada para o efeito, procedendo depois ao acto solene de bênção da igreja pré-fabricada onde o culto se vai realizar nos próximos anos. De acordo com o padre Jorge Santos, na cerimónia D. Albino Cleto vai ler o decreto canónico de criação da nova paróquia, que, enquanto não existir a "igreja de pedra", terá a designação de "reitoria". "Em termos jurídicos, é o mesmo, mas ainda falta a construção da igreja de pedra, que envolve uns milhões de euros", salientou o prelado, acrescentando que isso acontecerá "quando houver uma igreja viva, de pessoas, já fortalecida".