Solicitude por todas as Igrejas

I Convívio Missionário promovido pela Sociedade da Boa Nova

“Aprofundamento da dimensão missionária dos presbíteros” e “troca de experiências missionárias” – foram os objectivos centrais do I convívio missionário entre padres e seminaristas promovido pela Sociedade Missionária da Boa Nova.

Este encontro, realizado nos dias 29 e 30 de Dezembro, no Seminário de Valadares, Porto, contou com algumas dezenas de participantes e abordou várias temáticas: “diocese missionária – paróquias missionárias”; “Sociedade Missionária da Boa Nova – um caminho aberto à realização missionária” e a “Exortação pós-sinodal «A Igreja na Europa» – disse à Agência ECCLESIA o Pe. Jerónimo Nunes, missionário da Boa Nova.

A Sociedade Missionária da Boa Nova, nasceu em Portugal em 1932, tem como carisma a Missão «Ad gentes» porque “muitos países não têm praticamente clero nenhum”. E continua: “há dioceses, em Angola, que têm o bispo e dois ou três padres” – frisou o Pe. Jerónimo Nunes.

Um instituto missionário, com cerca de 120 elementos, que desempenha o seu múnus pastoral em “vários países africanos e no Japão”. Durante esta iniciativa os participantes (clero diocesano, seminaristas e missionários) referiram, tendo como base a exortação pós-sinodal, que “a Igreja da Europa tem de voltar a ser missionária” – realça o Pe. Jerónimo Nunes.

Com actividades como esta, a “actividade missionária da Igreja poderá ganhar novo fôlego” – concluiu.

Partilhar:
Scroll to Top