«A Solidariedade nos Séculos: A Confraternidade e as Obras» nos dias 2 e 3 de Julho Integrado nas comemorações dos 510 anos da Santa Casa da Misericórdia do Porto realizar-se-á, dias 2 e 3 de Julho, na Casa de Vilar (Porto), o I Congresso de História da Santa Casa da Misericórdia do Porto sobre «A Solidariedade nos Séculos: A Confraternidade e as Obras»
Programa
2 de Julho
09h00 – Sessão solene de abertura do Congresso
09h30 – Conferência inaugural por D. Manuel Clemente, Bispo do Porto
10h45 – Intervalo
11h00/ 12h45 – Comunicações e debate
Aurélio de Oliveira (Universidade do Porto) sobre «As Misericórdias e o trato com o dinheiro (Os dinheiros da Santa Casa do Porto em Galiza e Castela)»
Maria Teresa Costa Ferreira Cardoso (Escola EB 2,3 de Leça do Balio) sobre «O apoio prestado pela Misericórdia do Porto aos presos da Cadeia da Relação do Porto no século XVIII»
Maria de Fátima Pereira Machado sobre «A Misericórdia da Porto e a dotação de órfãs»
Estêvão Zulmiro Braga Samagaio sobre «António Teixeira Carneiro Júnior, Filho Adoptivo da Misericórdia do Porto»
12h45 – Almoço
14h30/ 16h30 – Comunicações e debate
Lívio Correia (Instituto Politécnico do Porto) sobre «Joaquim Pereira Rosas, benfeitor da Santa Casa: vida e legados»
Maximina Maria Girão C. Ribeiro (Esc. Sup. Educação Paula Frassinetti) sobre «O Porto e o Ensino da Pessoa Surda: o Instituto Araújo Porto»
José António Oliveira (Instituto Politécnico do Porto – Esc. Sup. Tecnologia e Gestão de Felgueiras) sobre «Política e Caridade no Porto do Liberalismo (1820-1826)»
Ana Dorinda Soares Martins Moreira e Patrícia Alexandra Lopes Alves sobre «Zelar, Vigiar, Governar – Os Mecanismos de Controlo e Fiscalização na Casa da Roda do Porto»
16h30 – Intervalo
17h00 – Conferência e debate
Isabel dos Guimarães Sá (Universidade do Minho) sobre «As Misericórdias: monarquia, senhorios e comunidades locais»
Dia 3 de Julho
09h30 – Conferência e debate
Aníbal Barreira (Universidade do Porto) sobre «A Misericórdia do Porto no contexto das Invasões Francesas»
10h30 – Intervalo
10h45/12h45 – Comunicações e debate
Francisco Ribeiro da Silva (Universidade do Porto) e Laurinda Abreu (Universidade de Évora) sobre «O que ensinam os regimentos hospitalares? Um estudo comparativo entre os Hospitais das Misericórdias do Porto e de Lisboa (sécs. XVI e XVII)»
Maria Marta Lobo de Araújo (Universidade do Minho) sobre «As Misericórdias e a guerra da Restauração: Santa Casa do Porto
Ana Sílvia Albuquerque (Universidade Portucalense) sobre «Elites portuenses no século XVIII. Misericórdia, Câmara Municipal e Companhia das Vinhas do Alto Douro»
António Barros Cardoso (Universidade do Porto) sobre «Mercadores de Vinho do Porto na Santa Casa da Misericórdia (1700-1750)»
Baltazar Soares Neves sobre «Um bispo portuense e a ruptura institucional da Misericórdia de Cabo Verde – a tradição dos conflitos portuenses transplantada para os trópicos?»
12h45 – Almoço
14h30/ 15h45 – Comunicações e debate
Eduardo Cândido Cordeiro Gonçalves (Inst. Sup. da Maia) sobre «Patologias urbanas e alienismo nos finais de Oitocentos: a propósito do Hospital do Conde de Ferreira»
Joaquim António Gonçalves Guimarães (Solar Condes de Resende) sobre «Legados gaienses oitocentistas à Misericórdia do Porto»
15h45 – Intervalo
16h00 – Maria Lisete Teixeira Varejão; António Alves Amorim; José Joaquim da Fonseca e Joaquim Henrique da Fonseca sobre «Consulta ao Passado. História Viva – Testemunho de Aposentados da Misericórdia»
Coordenação: Francisco Ribeiro da Silva e Álvaro Ferreira da Silva
17h00 – Conferência e debate
José Pedro Paiva (Universidade de Coimbra e CEHR) sobre «O movimento fundacional das Misericórdias (1498-1910)»
18h15 – Sessão de encerramento