Ruanda: Ajuda à formação dos 62 seminaristas da Diocese de Byumba

Ao ouvir falar em Ruanda, a maioria das pessoas pensa em primeiro lugar no genocídio de 1994. Contudo, também nos chegam boas notícias deste país, considerado um dos mais pobres de África: só na Diocese de Byumba, no Norte do Ruanda, há 62 jovens desejosos de ser sacerdotes.

Infelizmente, a diocese não dispõe de um seminário maior próprio, razão pela qual estes jovens, todos eles baptizados com antigos nomes cristãos como Boaventura, Teófilo ou Emanuel, estudam em diversos seminários do Ruanda e também do vizinho Uganda. Durante as férias trabalham nas paróquias para se familiarizarem na prática do trabalho pastoral dos sacerdotes.

No ano passado, ano Paulino, para além das tarefas habituais, as paróquias também incluíram no seu programa a criação e acompanhamento de grupos bíblicos, bem como a preparação do VII Fórum da Juventude em Byumba, celebrado no passado mês de Novembro.

No final do período de férias mais extenso, a diocese organiza todos os anos um encontro para os seminaristas. Podem então trocar impressões acerca da sua experiência nas paróquias e meditar conjuntamente sobre como melhorar o seu apostolado.

Além disso, também são informados acerca dos projectos da Caritas diocesana e da Comissão Justiça e Paz. Ambos os aspectos são especialmente importantes num país onde reina a pobreza e onde há conflitos entre diferentes etnias. Para os futuros sacerdotes não se trata apenas de um interessante objecto de estudo, mas de alicerçar o futuro do país.

Para ajudar a diocese a financiar os gastos com a formação e as viagens dos seus futuros sacerdotes, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre enviou um donativo de 19 mil Euros.

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top