Os Bispos Portugueses online

http://www.ecclesia.pt/cep.shtml

Dado que iniciamos esta semana o Ano Sacerdotal, e tendo em conta que antes de mais, este é um ano para que “a Igreja possa olhar a realidade daquele sacerdócio que participa do sacerdócio de Cristo cabeça, pastor e servo”, sugiro assim uma visita ao recentemente renovado sítio da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Como ponto de partida devemos informar que, o sítio da CEP está enquadrado no fabuloso portal da Igreja Católica em Portugal – www.ecclesia.pt, que vai ser alvo de análise neste espaço muito brevemente. Assim, o que pretendemos destacar, em especial nesta data, é a existência de um espaço virtual onde podemos obter informações concretas acerca do nosso episcopado.

Ao entrarmos neste espaço, verificamos que o ambiente visual se encontra perfeitamente enquadrado, no entanto, poderia haver a possibilidade de se modificar a máscara do sítio para algo mais leve e menos formal.

O destaque vai para as mais recentes notícias relativas à acção evangelizadora dos nossos bispos. Encontramos ainda a estrutura que compõe a CEP, surgindo a fotografia de cada um dos seus membros, ao passarmos com o rato por cada elemento.

De seguida em “comissões”, obtemos quais são as comissões existentes para o triénio 2008/2011, e temos ainda ao dispor, quais são os seus responsáveis e os seus sítios Web. De referir que nem todas as comissões possuem espaço virtual e em alguns casos este se encontra desactualizado.  

Na opção “documentos”, acedemos, à distância de um click, a todos os textos que foram redigidos pela CEP, desde o ano 2000. É um vasto e riquíssimo conjunto de documentos que podem e devem ser consultados por todos, uma óptima ferramenta ao nosso dispor.

Em “história da conferência”, podemos descobrir quem foram os diferentes responsáveis ao longo dos anos. No entanto, pensamos que este é um espaço que certamente irá evoluir, no sentido de se poderem adjudicar muito mais potencialidades ao nível da informação a disponibilizar, bem como a forma como esta é distribuída.

Fica então a sugestão, ao iniciarmos este ano sacerdotal, procuremos saber um pouco mais acerca dos nossos bispos, porque eles, cada vez mais se dão a conhecer através desta e de outras ferramentas existentes. 

Fernando Cassola Marques

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top