FEC lança campanha «Agir para Desenvolver – Projectos de Esperança»

Dez organizações desenvolvem projectos de cooperação nos PALOP

A Fundação Evangelização e Culturas (FEC) lançou uma campanha para angariação de fundos com vista à implementação de 10 projectos de cooperação para o desenvolvimento em benefício de quatro países lusófonos (Angola, Moçambique, Timor-Leste e Portugal).

«Agir para Desenvolver – Projectos de Esperança» engloba 10 executados dez organizações membros da Plataforma do Voluntariado Missionário e pretendem "ser um contributo no combate à pobreza", através da actuação em diferentes áreas, como Educação, Economia Sustentável, Apoio Social, Animação Juvenil e Saúde. Os projectos evidenciam uma "resposta concreta aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM)".

Os projectos foram concebidos segundo as necessidades locais específicas, diagnosticadas pelos voluntários e missionários que diariamente trabalham com as populações.

Para participar "os apoiantes terão de escolher os projectos que querem apoiar e o valor do donativo que pretendem disponibilizar", informa um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

No site http://www.agirparadesenvolver.org/ estão disponíveis informações sobre cada um dos projectos, os seus objectivos, o público-alvo, as actividades a desenvolver, os parceiros no terreno e as necessidades específicas às quais a FEC quer responder.

A FEC sublinha como meta a "construção de um mundo onde todos possam viver com dignidade", contando para isso com a "colaboração de todos", num mundo de "interdependência mundial assumida".

Enquanto plataforma da Igreja Portuguesa para o relacionamento com as Igrejas Lusófonas a FEC pretende desempenhar um papel importante na dinamização e sensibilização da sociedade portuguesa para o desafio da cooperação e do desenvolvimento dos países lusófonos.

Na área do voluntariado para a cooperação, a FEC gere uma plataforma que envolve cerca de 50 entidades portuguesas que promovem o Voluntariado Missionário.

Estas entidades têm em comum a identidade cristã, a ligação aos Países de Língua Oficial Portuguesa (PLOP), a experiência e o sentido de co-responsabilidade pela promoção do bem comum.

Como Plataforma, e numa lógica de rede, a FEC realiza anualmente um conjunto de actividades, ente as quais a formação de voluntários e de formadores, a divulgação do trabalho realizado pelas entidades associadas, a angariação de fundos para os projectos em curso e a dinamização e intercâmbio de experiências.

O movimento Voluntariado Missionário tem vindo a marcar a vida missionária em Portugal há já vinte anos, sendo hoje uma realidade consolidada. Desde 1988, mais de 3000 jovens voluntários missionários integraram acções de cooperação, sobretudo nos PALOP.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top