Coimbra: Escutismo em Portugal ganhou um Centro de Actividades de dimensão internacional

25 anos depois da filiação no CNE e após dois anos de muito trabalho, o agrupamento  de Escuteiros do Seixo de Mira (Agrupamento 731) inaugurou o seu campo de actividades e a sua sede, comemorando também a celebração do 25º aniversário.

O novo centro de actividades é um equipamento com alguma relevância – quatro pavilhões e um armazém de apoio, com uma área coberta total de 700 metros quadrados, implantado no parque desportivo do Seixo, em terreno cedido pela Câmara Municipal de Mira em parceria com a  Associação Cultural e Recreativa do Seixo e a Junta de Freguesia que aí têm também instalações – o campo de jogos, o polidesportivo e o armazém. Este foi um fim-de-semana de grandes emoções.

A primeira terá sido talvez o cansaço de dois anos de trabalho que culminaram em mais alguns dias/noites de esforço para tudo ficar pronto. O espírito escutista é mesmo assim, espírito de amor à camisola, espírito de entrega e serviço a uma causa.O dia contou com vários momentos. Primeiro, o momento mais importante, a missa comunitária de acção de graças pelos 25 anos do agrupamento, onde alguns elementos fizeram promessas para explorador e para caminheiro, onde foi lido uma bela mensagem do Padre Frade, o impulsionador e fundador do escutismo no Seixo e onde a Acção de Graças foi uma belíssima mensagem acompanhada de fotos das várias fases da obra e do imenso trabalho feito por todos os escuteiros, pais e amigos.

O segundo momento, o mais significativo, foi a inauguração do Centro, com a bênção das instalações pelo Pró-Vigário Geral da Diocese de Coimbra e pelo Pároco do Seixo, com o descerramento da placa alusiva à inauguração onde se pode ler: "Deus quer, o Homem sonha e, com espírito de união e serviço, a obra nasce. Obrigado a todos os que contribuíram".

Após o descerramento da placa alusiva à inauguração do Centro, usou da palavra a Chefe de Agrupamento, Ana Rocha que, referiu: "hoje, estamos duplamente em festa porque "há sonhos que se tornam vida. Sonhámos, acreditámos que era possível e concretizamos o sonho de manter vivo por mais de 25 anos o ideal escutista e de ter um espaço nosso". O Presidente da junta salientou que toda a freguesia ganhou com este espaço. "Ganharam os escuteiros, ganhou a ACRSM que aqui tem o campo desportivo". "Veio ao de cima a imagem de marca do Seixo: A solidariedade, a iniciativa e a ajuda mútua. Há muitos anos que não se via nada assim. Se educar é servir de modelo o Agrupamento de Escuteiros do Seixo foi, com a construção deste Centro e é com o seu trabalho de formar Homens, um grande exemplo", salientou o autarca.

O Chefe regional do CNE elogiou o Agrupamento do Seixo pelo seu dinamismo, seu modo de viver o escutismo e exemplo para outros agrupamentos e elogiou as novas instalações e as suas excelentes condições para receber em actividades escuteiros de toda a região, de todo o país e mesmo internacional.

O vereador Miguel Grego, em representação da Câmara de Mira historiou todos os apoios dados pela Câmara, referiu que os mesmos aconteceram porque sempre acreditaram no Agrupamento, e no muito trabalho, dedicação e empenho das Chefias e do agrupamento.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top